Literatura em Diálogo traz debate sobre O Conto da Aia nesta quarta

Compartilhe

O projeto de extensão Literatura em Diálogo apresenta mais uma edição, trazendo uma das obras literárias mais comentadas no mundo: o romance distópico O Conto da Aia, da escritora canadense Margaret Atwood. O encontro literário, que também integra a programação da V Semana do Conhecimento, acontecerá nesta quarta-feira (3), a partir das 19h20, no Centro de Eventos da UPF. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. 

Para a coordenadora do projeto de extensão, Dra. Ivânia Campigotto Aquino (Letras/IFCH), “o Conto da Aia é um ótimo exemplo de distopia contemporânea. Os fatos narrados pertencem a um futuro que, em grande medida, se explica pelo passado e presente das sociedades reais. A estrutura, por sua vez, insere-se na moderna narrativa da história dentro da história, conduzida pelo discurso da personagem protagonista narradora. De ficção científica, a obra tem pouco”, destacou. 

Os professores convidado são: o coordenador da Divisão de Extensão da UPF, professor Dr. Marcio Tascheto da Silva (Pedagogia/Faed) e a professora Dra. Patricia Ketzer (Filosofia/IFCH).

Unindo as áreas de Literatura, Filosofia e Pedagogia, o encontro literário contextualizará como o mundo distópico da ficção é tão próximo do mundo real, com temas que fazem refletir sobre a realidade: opressão feminina, medo, fundamentalismo religioso e política. 

O projeto
O projeto de extensão Literatura em Diálogo nasceu da necessidade de incentivar a leitura e resgatar as obras clássicas de uma maneira diferente: a aproximação de um debate que traz interface com outras manifestações de arte. Com foco principalmente no público jovem, o projeto busca a construção de uma metodologia que apresenta o contexto atual para mostrar interesses comuns que permanecem na obra literária. Além de trabalhar com o cânone, o projeto também abre espaço para a literatura contemporânea.

O projeto de extensão Literatura em Diálogo integra o Programa Ensino e Inovação, desenvolvido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UPF. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, com a participação do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura e da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. Entre as manifestações artísticas que fazem interface com o Literatura em Diálogo estão a música, a dança, o teatro, o cinema e as artes plásticas.



Leia Também Jornadas Literárias de 2019 já têm data marcada Tudo preparado para o sucesso do 3° Canto Galponeiro Jornada Nacional de Literatura será tema de documentário IMED promove palestra com ex-ministro da Saúde Ademar Chioro dos Reis