Constituição Federal completa 30 anos nesta sexta-feira

Compartilhe

Nesta sexta-feira, 05, a Constituição Federal de 1988 completa três décadas de sua promulgação. No programa Planalto Rede, Luiz Carlos Carvalho conversou com o advogado e professor de Direito Constitucional Fausto Moraes, que atua na IMED.  O operador do Direito fez uma avaliação do que representaram as três décadas do texto constitucional, os avanços da sociedade brasileira, os direitos conquistados e em que é preciso o país progredir.

Referência da história política contemporânea do país, a promulgação da Constituição Cidadã em 5 de outubro de 1988 foi marcada por discursos e emoção. O principal símbolo do processo de redemocratização nacional completa 30 anos nesta sexta-feira (5). Emendado 99 vezes, o texto exige aperfeiçoamentos constantes, segundo especialistas. Mas a essência de preservação da cidadania, das instituições e da unidade do Estado são mantidos.

Após 21 anos de ditadura militar, passou a vigorar a Constituição como instrumento que proporcionou a criação de mecanismos para evitar abusos de poder do Estado. O presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães (então PMDB-SP), ao promulgar o texto, ressaltou que a nova Constituição não era perfeita, mas seria pioneira no país.



ACOMPANHE A ENTREVISTA NA RÁDIO PLANALTO (áudio)

Leia Também Telefones para você entrar em contato com as Rádios Planalto Mãe e filho morrem afogados em açude no Norte de Santa Catarina Falso empresário que tentou negociar jogadores da dupla Grenal é alvo de busca e apreensão Cruzeiro é hexa da Copa do Brasil