Arquidiocese discute emergências sociambientais

Compartilhe

Como prevenir, gerir e enfrentar situações de risco ambiental a partir da perspectiva da ajuda humanitária. Esse é o objetivo do Seminário Arquidiocesano que acontece no dia 30 de outubro, na Casa de Retiros, em Passo Fundo. A ação visa preparar a comunidade para atuar em emergências socioambientais – como os temporais e tornado que atingiram a região de abrangência da Arquidiocese de Passo Fundo em junho deste ano. A ideia é, de uma forma geral, contribuir na formação de pessoas e entidades a partir das indicações e orientações para emergências socioambientais, fornecidas pela Organização das Nações Unidas.

 

Tendo em vista que os fenômenos climáticos são, hoje, uma das realidades mais desafiadoras, o Seminário Arquidiocesano busca dedicar tempo e atenção à temática e, dessa forma, colaborar para a atuação da comunidade diante de tais situações. Neste sentido, dentro de sua área de atuação, a Cáritas se ocupa da temática do Meio Ambiente e Gestão de Riscos e Emergências e, junto com a Arquidiocese de Passo Fundo, propõe a reflexão a respeito do tema.

 

A atividade, que será assessorada pela Cáritas Brasileira – Regional Sul 3, pelo Grupo Gestão de Riscos e Emergências (GRID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, também, pelo pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Cunha, tem, como público alvo, a comunidade em geral – especialmente os agentes de pastoral e de Cáritas; integrantes dos comitês de apoio aos afetados, lideranças comunitárias, agentes públicos (assistência social, saúde, habitação, meio ambiente, educação) e organizações sociais. A alimentação será custeada pela Cáritas Brasileira e os participantes devem assumir os custos de transporte e são convidados a trazer algo para partilhar em lanches. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 54 3045-1262.


Créditos: Assessoria Arquidiocesana

 

Leia Também Cáritas Brasileira promove a Semana da Solidariedade Lançado em Passo Fundo o Observatório de Bioética do Regional Sul 3 da CNBB Morre dom Frederico Helmier, bispo emérito de Cruz Alta Observatório de Bioética: a vida em pauta