Jornadas Literárias de 2019 já têm data marcada

Compartilhe

A 17ª Jornada Nacional de Literatura e a 9ª Jornadinha Nacional de Literatura, promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo, já têm data marcada: os eventos ocorrem entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019, no Portal das Linguagens, Campus I da UPF.

De acordo com o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, a organização já está trabalhando em busca de apoiadores para fazer um grande evento no próximo ano. “A Jornada é muito importante para Passo Fundo e região. A comissão organizadora já está trabalhando para definir a programação e, com isso, oferecer um evento de qualidade, como é característica da Jornada”, destacou.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, também ressaltou que o trabalho para viabilizar as Jornadas já iniciou. “Já estamos trabalhando para viabilizar essa que é uma movimentação em torno dos livros, da literatura e da arte. Mesmo com a crise econômica, tenho certeza que o esforço irá se traduzir em mais uma grande edição da Jornada em 2019”, disse. 

Trabalho comunitário e novo contexto
A professora Dra. Fabiane Verardi Burlamaque, uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, destaca que, assim como em 2017, na próxima edição, dando continuidade a um trabalho já iniciado em 2018 com o Projeto Jornada em Movimento, a coordenação pretende ampliar o trabalho comunitário da Jornada, envolvendo e “jornalizando” as cidades da região. “Dessa forma, nossa intenção é transformar a Jornada em uma metodologia de ininterrupta formação leitora, promovendo o envolvimento dos sujeitos com a leitura e com a arte e, sobretudo, com a literatura, em sucessivas etapas de trabalho elaboradas em distintas atividades, as quais envolvem a leitura como ação comunitária de formação coletiva por meio de conexões conscientes, humanas e emancipatórias, culminando no encontro entre os leitores e os escritores na semana de realização da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª Jornadinha Nacional de Literatura”, explicou.

Segundo o professor Dr. Miguel Rettenmaier, também coordenador das Jornadas, as referências de trabalho em 2019 serão vinculadas a um novo contexto, no qual conceitos em aberto marcarão as linhas de discussão. “Em 2017, homenageamos quatro autores canônicos no sistema literário brasileiro. Em 2019, faremos uma grande incursão por conceitos que carecem de novas definições, de sentidos atualizados à realidade presente do país. Trataremos de quatro termos: diversidade, conexões, liberdade e futuro. Esses quatro conceitos serão temas de debates e também ganharão espaços no complexo da Jornada”, destacou o professor. 

Em 2017, as Jornadas Literárias reuniram em torno de 20 mil jovens na Jornadinha e de 2 mil pessoas, diariamente, na Jornada, discutindo diferentes temáticas. Além das atividades no Portal das Linguagens, os eventos também promoveram a “jornalização” da cidade, com atividades em diferentes pontos de Passo Fundo, como os projetos transversais Caminho das Artes e Leituras Boêmias, a Saúde Jornalizada e as Estações de Leitura, que também estão sendo realizadas ao longo de 2018.

Foto: Arquivo/UPF

Leia Também Imed realiza Vestibular neste sábado Medicina, Direito e Odontologia são os cursos mais procurados para o Vestibular de Verão da IMED Prova do Vestibular de Verão 2019 da UPF é neste sábado Preparativos em reta final para a Cantata Natalina em Passo Fundo