IMED e HC inauguram Hospital Escola

Compartilhe

Passo Fundo é considerado o terceiro polo de medicina de alta complexidade do Sul do Brasil, sendo a saúde um dos pilares econômicos da cidade, que ainda tem na área de serviços e educação os outros 2 eixos. A cidade que é a 7° economia do estado possui 6 hospitais, 3 cursos de medicina e absorve mensalmente a demanda por serviços de 1 milhão de pessoas do entorno. Neste contexto está inserido o Hospital da Cidade, fundado há 104 anos e que passa por um processo de transformação. Atualmente oferece residência em 14 áreas da medicina e recebe consultoria especializada do Hospital Sírio Libanês para qualificar o atendimento de emergência. Está expandindo sua área física e modernizando instalações.

Com perfil empreendedor, a IMED, aliada ao HC, reformou uma área interna do hospital e estruturou o Hospital Escola IMED HC. O espaço foi qualificado e preparado para servir como suporte para o ensino da Medicina e outras áreas da saúde. A IMED, com 14 anos de mercado, possui o quinto melhor curso de medicina do RS, segundo o Ranking Universitário Folha e agora oferece a mais qualificada estrutura para os acadêmicos, situada dentro de um hospital. “Esta estrutura é inovadora e proporciona conforto e mais qualidade para o desenvolvimento dos acadêmicos da IMED. Nosso perfil é empreendedor e oferecer o espaço vai garantir que as habilidades que são características dos egressos da instituição possam ser desenvolvidas a pleno”, comenta o diretor geral da IMED, Eduardo Capellari.

 A reforma de uma área de 800m², disponibilizou salas de aula, sala de professores, sala de reuniões, área de convivência e descanso e vestiários e teve um investimento inicial superior a R$ 1,5 milhão, dentro de uma parceria que vai injetar mais de R$ 60 milhões durante o período do convênio firmado entre as instituições.

Além dos acadêmicos de medicina, os de odontologia também já utilizam o espaço e num período de 2 anos, novos cursos também deverão aproveitar a estrutura. Para o coordenador do curso de Medicina, Luiz Arthur Rosa Filho, o espaço qualifica a prestação de serviço do Hospital Escola, intensificando seu papel tecnológico e assistencial para fortalecer o curso de Medicina da IMED. “Na medida em que nós contamos com uma instituição centenária e com muita capacidade de oferta educacional na saúde, este local será um grande berçário de jovens médicos formados com um perfil diferenciado, inovadores, empreendedores e com visão social otimizada. Com a estrutura atual, nós conseguimos que praticamente a metade do curso ocorra nas dependências do Hospital Escola. Nosso sétimo e oitavo semestres terão 100% das aulas teóricas naquele espaço, dando conforto e praticidade tanto para os alunos quanto para os professores”, explica.

Medicina na IMED

O estudante de Medicina da IMED possui, além da estrutura do Hospital Escola, ofertas exclusivas, como cursar disciplinas de Liderança e Comportamento, Empreendedorismo e Inteligência Artificial. “Recentemente incluímos partes de disciplinas exclusivamente em Inglês dividindo a turma em dois níveis e discutindo artigos científicos com aulas 100% em língua estrangeira, além de iniciarmos uma disciplina de Gestão de Carreiras que poucos cursos no Brasil promovem. Tudo isso, sem descuidar da formação humana com Relação Médico-Paciente e Bioética, tão necessária para estes tempos, inserindo-as junto às disciplinas tradicionais técnicas”, comenta o coordenador.

O professor Luiz Artur explica também que os alunos treinam em simuladores do corpo humano, as disciplinas Clínicas e de Cirurgia. Agora passam a fazer uso de simuladores realísticos também infantis. “Estamos nos preparando para reformar o currículo, integrando a novas demandas sociais e perfis médicos”. 

O curso de medicina da IMED iniciou com o apoio do Hospital da Cidade. Temos o compromisso de oportunizar aos alunos dos cursos de saúde da instituição, especialmente a Medicina um excelente ambiente de prática para contribuir estrategicamente para o posicionamento dos mesmos” explica o diretor geral da IMED, professor Eduardo Capellari.

Inauguração

A IMED e o Hospital da Cidade inauguraram nessa quinta-feira (18) o espaço com caráter interdisciplinar que será utilizado por todos os cursos da área da saúde.  Participaram representantes das Instituições, autoridades e imprensa.  


Para o estudante Bruno Missio Gregol o novo espaço contribui com o aprendizado. “É aqui, dentro do hospital, que a gente absorve a maior parte do conhecimento que iremos utilizar na nossa prática. Na medicina se aprende fazendo e tendo um espaço como esse à nossa disposição vai nos ajudar muito na relação que precisamos construir também com os pacientes” enfatiza o estudante.

 

Leia Também Lei “Programa Doadores do Amanhã” incentiva futuros doadores de sangue" HSVP faz campanha de arrecadação de vidros para leite materno HSVP registra 3448 nascimentos no ano do centenário Centro de Diagnóstico do HSVP oferece Teste da Orelhinha