Distinção de Professor Emérito é concedida para Magnori de Fátima dos Santos

Compartilhe
Na Ordem do Dia com João Altair   Na Ordem do Dia com João Altair 
João Altair recebeu a professora nesta sexta-feira (19) no programa Na Ordem do Dia

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, a Prefeitura de Passo Fundo realizou a solenidade do Professor Emérito 2018. A professora Magnori de Fátima dos Santos foi a homenageada pelos 40 anos dedicados à educação. 

O ato foi realizado nessa quinta-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvina Rocha Duro, local onde a professora é diretora e passou 29 anos de sua trajetória. “Nessa semana todos me perguntavam se eu iria escrever algo para ler hoje. Eu respondi que não, que iria falar, porque são 40 anos falando e dedicados à educação. Encerro as atividades aqui na escola em dezembro, com quase 30 anos nessa comunidade. Sou grata! Esta medalha dedico para toda a equipe, professores e alunos”, afirmou. Com um grande trabalho junto à comunidade do bairro Parque Farroupilha, a professora também recebeu homenagem de alunos e colegas. 

“Essa homenagem para a Magnori também é uma homenagem para os nossos milhares de professores que dedicam suas vidas para educar, dar exemplo. A escola é a mão carinhosa de um professor. A Magnori fez muito, além do que precisava fazer, trabalhou muito por essa comunidade. Mais do que esforço profissional e dedicação, ela entregou amor e amizade”, destacou o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. 

O secretário de Educação, Edemilson Brandão, frisa que o mérito é quando se deixa um legado: “cada criança e adulto presentes aqui tem um marca sua. Isso é ser professor, é deixar marcas nas pessoas”. 

Trajetória 
Magnori iniciou sua carreira em 1978 no Projeto Educar, da Secretaria de Educação, em que ministrava aulas no Mobral à noite e na pré-escola à tarde. Logo que se formou em Magistério, foi convidada para trabalhar na Escola Assistencial Cristo Redentor, onde permaneceu até 1985, quando passou no concurso público municipal e ingressou na Escola Abhramo Ângelo Zanotto, no distrito de São Roque.

Mais tarde foi remanejada para a Escola Dirce Silva Machado Carrion, hoje Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho. Quando foi inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Clube Passo Fundo Norte, passou a atuar junto a instituição e, em 1989, foi indicada para assumir a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvina Rocha Duro, no Parque Farroupilha, onde permanece até hoje e onde deve encerrar suas atividades como educadora.

Tem graduação nos cursos de Artes e de Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pós-graduação em Gestão Escolar pela Facinter, de Curitiba. 

(Foto: Alex Borgmann) 

(Foto: Alex Borgmann) 

Ouça a entrevista:
  • Entrevista: Profª Magnori de Fátima dos Santos

Leia Também Escola Protásio Alves está com vagas para o ensino médio Alunos com mais de 30% de faltas serão notificados ao Conselho Tutelar UPF mantém cadastro permanente para pessoas com deficiência Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira