Alimentação durante o tratamento da infecção urinária

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A infecção urinária ocorre com mais frequência entre as mulheres, normalmente é causada pelo desenvolvimento da bactéria E. coli no trato urinário.

Este tipo de bactéria existe naturalmente no intestino de todas as pessoas, no entanto, alguns fatores simples como fazer a higiene íntima incorretamente ou não beber água durante o dia, por exemplo, facilitam que essa bactéria chegue no trato urinário, causando a infecção.

Geralmente, o tratamento é realizado com uso antibióticos prescritos pelo médico, de acordo com a causa da infecção, mas a alimentação pode ajuda a acelerar a cura.

A alimentação para tratar a infecção urinária deve incluir principalmente água e alimentos diuréticos, como melancia, pepino e cenoura. Além disso, o suco de cramberry também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções.

Mas como durante o tratamento é utilizado antibiótico o recomendável é caprichar no uso de probióticos, ou seja, alimentos que irão repor as bactérias benéficas que sofreram com uso do medicamento como, iogurte, kefir, ou se preferir pode-se utilizar cápsulas ou sache.

É importante evitar alimentos que aumentam a inflamação e o declínio do sistema imunológico como açúcar e alimentos ricos em açúcar, como bolos, biscoitos, doces e chocolates; Café e  alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Tanto para prevenção como no tratamento manter a alimentação equilibrada com frutas e muita água sempre será a melhor alternativa.

 

Leia Também O EIA RIMA e os Estudos Ambientais Negritude como atitude política! A importância da informação da comunidade para a segurança Dia Mundial dos Pobres