DOMINGO NO CTG é neste dia 4 de novembro

Compartilhe

A cidade de Marau recebe no dia 4 de novembro o projeto Domingo no CTG, que busca divulgar a cultura gaúcha para toda a comunidade. Em mais de  30 atividades a céu aberto, os visitantes poderão conhecer, em tempo real,  desde o processo de fabricação da erva mate a atividades campeiras, como cura e marcação de  terneiros. O local é o parque Lauro Ricieli Bortolon, a partir das 9h, com entrada franca.

Entre as oficinas, haverá também atrações para as crianças, como atividades envolvendo vaca parada, bonecas de pano e brincadeiras infantis. "A proposta  é divulgar a cultura gaúcha de modo que cada vez mais pessoas possam fazer parte dela, integrando um centro de tradições, explica Gilda Galeazzi", coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, promotora da mostra.

Artistas importantes de nossa música são os padrinhos da iniciativa, e abriram mão dos cachês para participar das atividades. Eles circularão pelo parque o dia todo, interagindo com o público, ministrando oficinas  e até mesmo cantando. Mas sempre de forma “acústica”, sem grandes estruturas, para ficarem ainda mais próximos dos fãs. "Nós também somos apaixonados pela nossa cultura e queremos estimular as pessoas para que conheçam nossa arte e saibam que o CTG é um ambiente saudável", destaca Érlon Péricles, que vai apresentar seu projeto “Aventuras da Terra Gaúcha”, com canções educativas, acompanhado de Maninho Pinheiro.

Também estarão presentes Joca Martins e Cristiano Quevedo, além de artistas do reality de danças tradicionais Desafio Farroupilha (RBS TV): César Oliveira & Rogério Melo e Berenice Azambuja.  Acompanhados da gaiteira Natalia Guastuci e dos dançarinos do DTG Tropeiros do Ouro Negro, eles participarão de um ensaio aberto ao público, a partir das 14h. A equipe também irá ministrar uma oficina de inclusão nas danças.

Além das atividades externas, haverá almoço a preços populares e baile com os grupos Manotaço e Reis do Fandango, com a presença dos artistas no palco. O projeto, que teve sua primeira edição realizada em Guaíba no mês de maio, busca divulgar nossas tradições não apenas para quem já é ligado à cultura gaúcha, mas, especialmente, aos que não conhecem o universo gauchesco. "Se as pessoas não conhecem um CTG, então, a gente leva o CTGs até elas. E nada melhor do que fazer isso em um parque ao ar livre", diz Airto Timm, coordenador do evento, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Marau, RBS TV e Rádio Planalto "O Canal do Rio Grande".

A RÁDIO PLANALTO FM, O CANAL DO RIO GRANDE, ESTARÁ PARTICIPANDO DA PROGRAMAÇÃO COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAU, DA CÂMARA DE VEREADORES DE MARAU E DA PR DISTRIBUIDORA DE RAÇÕES.

Foto: Equipe do Desafio Farroupilha 2018 também estará no evento (Divulgação)

Leia Também Moro anuncia Maurício Valeixo como diretor-geral da Polícia Federal Haddad vira réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro Para venezuelano, perda de valores e imoralidade são os grandes motivos da crise Ministro propõe que médicos oriundos do Fies substituam cubanos