Excesso de umidade danifica lavouras de trigo

Compartilhe

                As lavouras de trigo na região de Passo Fundo foram contagiadas por doenças fúngicas. A Emater ainda não tem a estimativa dos prejuízos, mas são grandes.  O engenheiro agrônomo Elmar Floss, disse que a giberela danificou as lavouras. Outras doenças provocadas pelo excesso de umidade como a brusone também contribuíram para prejudicar a qualidade do trigo. As lavouras se desenvolveram bem, mas no período de formação de grãos e maturação foram atacadas pelas doenças. No mês de outubro choveu cerca de 350 milímetros, para uma média de 150 milímetros no período, segundo a Embrapa.

                 O trigo é um produtor agrícola que tem classificação na hora da venda. Se não atingir PH (Peso Hectolítro) 78, é desclassificado e vai para a ração, cujo preço pago ao produtor é mínimo.  (Foto: João Altair/Planalto)

Leia Também Moro anuncia Maurício Valeixo como diretor-geral da Polícia Federal Haddad vira réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro Para venezuelano, perda de valores e imoralidade são os grandes motivos da crise Ministro propõe que médicos oriundos do Fies substituam cubanos