Espaço de inclusão na Feira do Livro

Compartilhe

Além de receber diversas livrarias, universidades e entidades, a 32ª Feira do Livro de Passo Fundo também conta com um espaço de inclusão, onde estão participando as Associações que se preocupam com a saúde e bem-estar de pessoas com deficiência. Sendo elas a Associação Passo-fundense de Cegos (APACE), Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS), Associação de Surdos de Passo Fundo (ASPF) e a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA).

A APACE realiza um trabalho com crianças e adultos, afim de auxiliar na reabilitação, mobilidade e educação do cego.  De acordo com a representante do conselho fiscal da entidade, Leda Maria Martins, vê a feira como uma possibilidade de mostrar o que realiza. “Temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, contando também com a participação do Espaço Solidário, que está divulgando os produtos de artesanato, que estão sendo comercializados na Feira”, diz.

A APAS e a ASPF fazem um trabalho em conjunto, com um espaço para divulgar a cultura surda, onde atende a população de Passo Fundo e região. O mestrando em História da UPF, Patrick Carvalho fala que a Feira do Livro é para eles um leque de possibilidades, onde conseguem incluir o surdo à literatura incentivando a ler mais. “É maneira de inclusão e de colocar a sociedade ouvinte mais próxima do surdo, conhecendo o artesanato que o surdo produz, a literatura surda e a história do surdo no Brasil e no exterior”, aponta ele.

Já a AUMA, é uma Associação de pais, amigos e familiares de pessoas autistas, com reuniões que acontecem mensalmente, conversam sobre projetos, problemas e auxiliam na iniciação de pessoas recém diagnosticadas com autismo. Segundo a voluntária da Associação, Juliana Hoffman “A importância que vemos na Feira do livro se encaixa na divulgação, para as pessoas saberem que existe uma Associação que dá suporte aos autistas”, disse. Além da AUMA, está sendo divulgada também a Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, onde crianças diagnosticadas com autismo, a partir de 5 anos podem fazer uma avaliação para assim dar início as atividades escolares.

A 32ª Feira do Livro de Passo Fundo é uma promoção da Associação dos Livros de Passo Fundo, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. O evento funciona, das 9h às 21h e vai até o dia 11 de novembro. Saiba mais sobre evento e a programação completa na página oficial do facebook.  

Fotos: Amanda Nascimento | ASCOM Feira do Livro PF

Leia Também UPF inscreve para Ingresso Especial Rematrículas nas escolas municipais iniciam nesta terça-feira Vestibular IMED: matrículas iniciam nesta terça-feira Imed realiza Vestibular neste sábado