Quais as propriedades do açaí?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

O verão está chegando e quem não gosta de se refrescar com um geladinho de açaí? Refrescante, saudável e saboroso.

O açaí é um alimento rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas (B1, C e E), minerais, fibras, entre outros.  Contem uma grande quantidade de gordura correspondendo em gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL (colesterol bom).

 Têm propriedades que auxiliam nas funções de memória, reposição energética, prevenção de doenças cardiovasculares e no bom funcionamento do intestino, além de ser rico também nos minerais cálcio e ferro.

É rico em antioxidantes denominado antocianinas presentes na casca, as quais são substâncias antioxidantes responsáveis por neutralizar a oxidação na parte externa das células, elas agem diretamente sobre os radicais livres. E na prática, o que isso significa? Células oxidadas são células mortas e isto reflete em sua aparência. As rugas são consequência da morte de células na pele pela ação de radicais livres presentes em nosso organismo.

Portanto, é um ótimo alimento para ser utilizado para quem é praticante de atividades físicas devido ao seu poder hidrante e de elementos antioxidantes.

Mas para quem está em briga com a balança deve moderar o consumo.

Leia Também Concessões e privatizações para salvar o Estado Economia versus política Utilização de águas de reuso O Fusca e o padre