X Fórum Nacional de Enfermagem reúne 400 participantes

Compartilhe

Em torno de  400  pessoas, entre profissionais e estudantes, lotaram o auditório biomédico da UPF, nesta quinta-feira, 08 de novembro, para prestigiar o X Fórum Nacional de Enfermagem e III Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas, evento promovido pelo Grupo de Enfermeiros e o Grupo de Pele do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Com o tema central “Interfaces do Cuidado: os desafios da enfermagem na atualidade”, o evento trouxe para Passo Fundo profissionais de todo país, com novidades e atualização.

Na solenidade de abertura o presidente do HSVP José Miguel Rodrigues da Silva destacou a importância destes eventos científicos já consolidados na instituição pela qualidade e organização. “É essa organização e referência da área de enfermagem, entre tantas outras que atuam de forma integrada em nosso hospital, que faz este auditório estar repleto de profissionais e estudantes, em busca de conhecimento”, evidenciou.

Complementando as palavras do presidente, o diretor técnico médico, Dr. Adroaldo Baseggio Mallmann ressaltou três pilares que são fundamentais no cuidado aos pacientes, o hospital, uma boa equipe médica e de enfermagem. “Este evento está na sua 10ª edição, ou seja, é importante salientar que já é um sucesso pela sua continuidade. O Fórum traz a oportunidade de aprendizado, que se torna um benefício no atendimento ao doente que nos procura para sermos sua solução”.

 A presidente do evento Simone do Araújo deu as boas-vindas aos participantes e autoridades e evidenciou o importante papel da Enfermagem no cuidado. “Diante do abrangente tema do nosso Fórum, entende-se a Enfermagem como norteadora do processo de cuidados. Cabe ao enfermeiro em qualquer nível de trabalho coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, seja atuando em áreas assistenciais, administrativo, gerenciais e educacionais, percebe-se a necessidade de capacitação e atualização constante dos profissionais”, salientou Simone, reiterando que a comissão organizadora estava ciente da responsabilidade de um bom evento, já que, várias pessoas vieram prestigiar as palestras e ensinamentos.

Ainda, na oportunidade, a gerente de Enfermagem do HSVP, enfermeira Liege Dutra destacou a trajetória de evolução da enfermagem ao longo dos 100 anos do hospital, que tornaram o setor referência. “Nesses 100 anos temos muitas histórias de sucesso para contar, como a criação do Grupo de Pele, a implantação da SAE, a viabilização da parceria com Universidade de Passo Fundo e Secretaria Municipal de Saúde para trazer a residência multiprofissional e também, o papel fundamental na grande maioria dos processos que levaram o hospital a conseguir o selo de acreditação nível I da ONA”, ressaltou a enfermeira. Liege também evidenciou a importância do aprendizado e da participação em eventos científicos. “Temos aqui profissionais renomados de todo país e as melhores práticas que estão sendo realizadas em grandes centros. Que possamos tirar o máximo de aprendizados possíveis com vistas a proporcionar ao nosso paciente uma assistência segura e humana, e uma gestão de qualidade alicerçada no pioneirismo”.

Representando o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande de Sul a enfermeira Camile Costa cumprimentou o hospital pelos 100 anos e pela realização do evento. Ela pontuou também que o código de ética da Enfermagem traz que é um direito do profissional da enfermagem aprimorar seus conhecimentos técnico científicos que dão sustentação a sua prática profissional e que artigo ainda cita que é um dever do profissional buscar esse conhecimento, em benefício da pessoa que busca o serviço. A enfermeira Alba Valeria Coldebella Stein, participou do evento representando a 6 ª Coordenadoria Regional de Saúde e na ocasião, parabenizou o HSVP pelo centenário e qualidade dos serviços prestados, que dão respaldo aos eventos científicos realizados. “Tenho orgulho de trabalhar na região onde o hospital se encontro, pois é uma referência em saúde. Em Passo Fundo temos resolutividade e por isso muitas pessoas buscam atendimento aqui. Com certeza, o hospital só chegou a este patamar pela qualidade dos profissionais comprometidos, entre elas a enfermagem, que é um dos pilares constantes junto ao paciente. Enfermagem qualificada propicia segurança a todos os outros profissionais”.

Prestigiaram ainda o X Fórum Nacional de Enfermagem e III Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas a Enfª Helenice De Moura Scortegagna, Coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo, a Enfª Caroline Gosch, representante da Secretaria de Saúde de Passo Fundo e o Superintendente Executivo do HSVP, Ilário de David.

Variedade de temas traz um aprendizado amplo

A conferência magna de abertura do evento abordou o tema Ser terapêutico: comunicação e espiritualidade no cuidar que foi apresentado pela Enfª Ana Cristina de Sá, de São Paulo. A palestra levou os participantes do evento há uma reflexão sobre o que é a espiritualidade e a importância dela no cuidar. Ana evidenciou que os profissionais da Enfermagem precisam se orgulhar mais do trabalho e celebrar as conquistas do dia a dia. A especialista ressaltou que o cuidado terapêutico é quando o cuidado é bom para os dois lados, ou seja, paciente bem e profissional feliz com o resultado do trabalho. Além disso, Ana trouxe a temática da comunicação, que está integrada com a questão da espiritualidade e com o olhar para o paciente como uma pessoa e não olhar para a doença. De se colocar no lugar do outro e “ ter a capacidade de ser um ser humano que está cuidando de outro”.

Durante a tarde os participantes desfrutaram ainda de palestra sobre “Diagnóstico diferencial e prevenção de lesões por pressão e dermatite associada à incontinência; Filosofia Lean e seu impacto no atendimento da equipe de enfermagem; “Terapia compressiva no tratamento de úlceras venosas e mistas: há evidências? ”; e “Assistência ao paciente crítico: updates em suporte ventilatório.

 O evento segue nesta sexta-feira, 09 de novembro, com mais temas e debates.


Créditos: Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro

Leia Também Lei “Programa Doadores do Amanhã” incentiva futuros doadores de sangue" HSVP faz campanha de arrecadação de vidros para leite materno HSVP registra 3448 nascimentos no ano do centenário Centro de Diagnóstico do HSVP oferece Teste da Orelhinha