A importância da informação da comunidade para a segurança

Postado por: Gilnei Fogliarini da Costa

Compartilhe

Ao pensarmos em segurança pública devemos lembrar-nos da importância da comunidade como informante dos órgãos públicos. Ao tomar conhecimento da possibilidade da ocorrência de qualquer ato criminoso, ou de elementos suspeitos, o cidadão deve utilizar dos telefones de emergência para realizar denúncias sobre a criminalidade de forma segura e sigilosa ou até mesmo para pedir ajuda.

O canal mais utilizado pela população é o telefone 190, número de emergência da Brigada Militar, em que seus agentes recebem informações de ocorrências, mas que pode ser utilizado também para informações que ajudem as polícias a elucidarem crimes já ocorridos ou que estejam para acontecer, este telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, traduzindo-se num canal seguro disponibilizado à população para qualquer informação de interesse da segurança pública, como atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissão de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial.

O papel da sociedade como informante dos órgãos de segurança pública tem ocorrido cada dia mais, e com este apoio a polícia tem efetuado diversas prisões e evitado inúmeros crimes, contribuindo assim para o aumento da sensação de segurança nas mais diversas áreas das cidades.

Hoje os órgãos de segurança pública tem chamado cada vezes mais a sociedade para participar da construção de espaços comunitários, lembrando que nada se constrói do dia para a noite, mas com apoio e comprometimento de todos, e esta ideia deve perdurar como obra e incentivo para as próximas gerações. E, se a comunidade unida entender a importância da união, e passar a se dedicar em prol de um objetivo, dificilmente não alcançará uma sociedade mais segura.

Leia Também Treinamento psicológico e o efeito no grupo A importância do Gauchão e dos demais campeonatos estaduais A crise no sistema carcerário Pe. Paulo Augusto Farina