Administração de Xaxim e HSVP comemoram sucesso do Mutirão do Quadril em Passo Fundo

Compartilhe

A terça-feira, 27 de novembro de 2018, foi a data de comemoração para a comunidade de Xaxim, estado de Santa Catarina. Foi a data em que se festejou, com a presença da administração municipal, os excelentes resultados com os primeiros procedimentos cirúrgicos de quadril realizados em Passo Fundo, através da Unidade 2 do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

O prefeito catarinense  Lírio Dagort destacou, em entrevista à Rádio Planalto News (92.1) que assumiu a gestão com grande dívida e, mesmo assim, deu atenção especial à saúde, com o contrato firmado. Assim, os munícipes que há muito tempo conviviam com a dor e estavam na fila do SUS puderam realizar a cirurgia.  Estiveram lado a lado, celebrado o sucesso da caminhada conjunta, além dos gestores (prefeito, vice-prefeito, secretário de Saúde e vereadores), médicos, direção do HSVP e os pacientes.

O mutirão cirúrgico foi uma iniciativa da Prefeitura de Xaxim que firmou um contrato com o HSVP Unidade 2, via processo licitatório, para a realização de 28 cirurgias de alta complexidade, para a implantação de próteses de quadril.   Os médicos ortopedistas Luiz Henrique Penteado, Gabriel Knop, Tercildo Knop e Samuel Faccioni, são os responsáveis pelos procedimentos. 

Utilizando recursos próprios, o intuito da Prefeitura de Xaxim é zerar a fila de espera naquele município para esse tipo de procedimento. Com esse mutirão cirúrgico 28 pacientes, com idades entre 42 e 75 anos, que aguardavam pelo procedimento, serão beneficiados.

O município de Xaxim tem 30 mil habitantes e segundo o secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, para cirurgia de coluna, por exemplo, mais de 290 pessoas aguardam para fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O alto número de pessoas na fila de espera por uma cirurgia nos chamou atenção. Em sua grande maioria são pessoas jovens que perderam mobilidade e qualidade de vida. Portanto, pensando em oferecer melhor qualidade de vida a essas pessoas, a gestão municipal teve a iniciativa de investir recursos próprios para reduzir e até zerar a fila”.



Foto: Luiz Carlos Carvalho (Rádio Planalto News)

Leia Também Superlotação: emergência do HSVP fechada para consultas Novo horário para marcação de exames busca melhor atender a comunidade Confirmado segundo óbito por gripe em 2019 no RS Vacina contra a gripe: mais de 60% do grupo prioritário já está imunizado