Passo Fundo contará com campanha de conscientização sobre a AIDS

Compartilhe

O Serviço de Atendimento Especializado  da Secretaria de Saúde,  em parceria dos acadêmicos do nono nível do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (organiza a Campanha de Prevenção de HIV/AIDS. A ação acontecerá na sexta-feira, dia 30, das 8h30 às 18h, na Praça Tochetto.

Serão realizadas abordagens e orientações sobre HIV/AIDS, distribuição de preservativos e ofertados gratuitamente testes rápidos de detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C. Em caso de chuva, os atendimentos serão realizados no SAE, que fica na Rua Silva Jardim, abaixo do Rio Hotel, das 8h as 16h30.

A campanha é referente ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que ocorre no dia 1º de dezembro, e tem como objetivo conscientizar a população sobre uma das doenças com maior índice de mortalidade no mundo. A intenção é não somente informar sobre as formas de transmissão, os sintomas e os problemas de saúde, mas combater o preconceito sofrido por pessoas que vivem com HIV. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS – 2017, a média nacional de casos notificados corresponde a 18,5 casos para cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de pessoas detectadas com a doença, sendo 31,8 casos para cada 100 mil habitantes. Além disso, o RS lidera o ranking por estados, com 9,6 casos de óbito para cada 100 mil habitantes.

No município de Passo Fundo, são 25,3 casos para cada 100 mil habitantes, alcançando a 59ª posição no ranking entre os municípios brasileiros com maior número de indivíduos portadores de HIV. O coeficiente de mortalidade no município corresponde a 11,6 casos para cada 100 mil habitantes, que oferece uma média superior a do Estado. 

Leia Também Hospital Municipal: com avanço das obras na entrada principal, comunidade deve usar acessos alternativos Prefeitura chama novos médicos para atuar no Hospital Municipal HSVP: Unidade Uruguai recebe premiação da 3M do Brasil HSVP participa da 2ª Mateada da Leão XIII