Religiões e igualdade racial!

Postado por: Ari Antônio dos Reis

Compartilhe

Tive a oportunidade de participar de um seminário no Teatro Mucio de Castro, Passo Fundo, sobre o compromisso das Religiões e Igreja com a construção da igualdade racial e superação de toda a espécie de racismo, preconceito e intolerância. Tínhamos como interlocutores alunos das escolas da rede pública municipal e estadual. Considero significativa a oportunidade de dialogar com os irmãos de outras pertenças religiosas sobre um tema importante para os negros e para a sociedade.

Tem-se a orientação de que toda a religião tem o compromisso com o bem. Se ela foge a este princípio perde a sua essência a capacidade de dialogar com a sociedade. Então as religiões e Igrejas tem como elemento orientador das suas condutas a superação de situações que ferem a dignidade da pessoa humana o grande mal dos nossos tempos. Racismo, preconceito, violência racial se configuram como concretude deste mal.

Foi muito bom ouvir dos líderes das diferentes denominações religiosas os compromissos com a construção da paz e superação da desigualdade racial. Foram falas de compromisso que certamente impactaram aqueles estudantes ali presentes, eles também pertencentes às diferentes religiões e igrejas. A escola, espaço da educação formal é também o lugar do ensino dos princípios da cidadania os quais compreendem a tolerância e convivência com a diversidade, pilares da superação da desigualdade.

O que foi falado exige um passo a mais. Toda a orientação precisa ganhar concretude no chão da vida, ou seja, assumir ações efetivas através dos diferentes instrumentos de diálogo com a sociedade. Vimos nos últimos meses muitas situações de intolerância, racismo e preconceito em relação aos negros. Isto dá uma ideia da seriedade e importância da missão das diferentes denominações religiosas. Há um longo caminho a percorrer.

Leia Também Nossa Senhora da Conceição Advento: Esperar com esperança Mais acessórios esdrúxulos para os Fuscas Luta permanente contra o crime