UFFS e HSVP realizam ações de prevenção do Câncer de Pele

Compartilhe


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele, um dado que preocupa. Por isso, o mês de dezembro, traz uma alerta para a população. Batizado “Dezembro Laranja” o movimento criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) busca orientar e avaliar possíveis casos da doença. Neste sábado, 01 de dezembro, um mutirão acontece em todo o país. Em Passo Fundo, a residência médica em Dermatologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, promovem ações no Ambulatório de Dermatologia, antigo quartel.

Das 9h às 15h, médicos, acadêmicos e profissionais estarão disponíveis para sanar dúvidas, realizar exames preventivos e orientar a população gratuitamente. Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”.

Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Por isso, a SBD, UFFS e HSVP convidam a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, usando a hashtag #dezembrolaranja, para conscientizar o máximo de pessoas possíveis.

Leia Também Hospital de Clínicas fortalece incentivos na área de ensino e pesquisa Câncer de pulmão mata cerca de 300 pessoas por ano na região Norte do RS Serviço de Hemoterapia do HSVP recebe doadores do Trote Solidário HSVP desenvolve campanha especial pelo Dia Mundial do Rim