Fundação Lucas Araújo: novos capoeiristas recebem cordéis no dia 8 de dezembro

Compartilhe

 

 

Todos os anos a Fundação Beneficente Lucas Araújo sedia a cerimônia de formatura dos novos Capoeiristas, formados por meio da Oficina de Capoeira, ministrada pelo instrutor Evandro Mesquita, do Grupo de Capoeira Angola Liberdade Casa Grande. A atividade, que vai reunir jovens de diversas instituições e entidades, ocorre no dia 08 de dezembro, as 14h, no Lar da Menina Pe. Paulo Farina.

 

Ao todo, 200 crianças de vários projetos sociais de Passo Fundo e região irão receber os cordéis (graduações) e certificados. Segundo Evandro, o Batismo de Capoeira ocorre quando um novo praticamente joga pela primeira vez com um mestre que não seja o seu. Este mestre lhe avalia, joga com o aluno, lhe aplica uma queda, um abraço e um aperto de mão, reconhecendo-o nesse movimento como um novo capoeirista. As cores do cordel são diversas e simbolizam as diferentes fases do aprendizado.

 

Receberão o cordel crianças e jovens da Fundação Lucas Araújo, do Projeto Transformação em Arte, do Centro de Referência de Assistência Social da Planaltina e de Vila Lângaro, além do Projeto Despertar do Hoje e da ABESFa de Marau.

 

O Grupo

O Grupo de Capoeira Angola Liberdade Casa Grande existe em várias cidades do Estado. Em Passo Fundo o trabalho é desenvolvido por diversos instrutores e coordenado pelo professor Evandro Mesquita.

Foto: Caroline Simor

Leia Também Primeira do RS: megaloja Havan de Passo Fundo é inaugurada PR ingressa no governo municipal de Passo Fundo Inaugurada UBS do Bairro São Luiz Gonzaga Casa de jogos é fechada e máquinas caça-níqueis são apreendidas em Passo Fundo