Reitora da UPF recebe prêmio pela contribuição no desenvolvimento da enfermagem brasileira

Compartilhe

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, recebeu, na noite de quarta-feira, o Prêmio Anna Nery, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a personalidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da enfermagem brasileira. 

A professora, que tem graduação em Enfermagem, especialização em Saúde Mental e Administração Estratégica em Saúde e doutorado em Saúde Pública, foi indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação, com a entrega de uma medalha e de um diploma, ocorreu em Campinas, São Paulo, durante o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 

A reitora, profa. Dra. Bernadete, destaca que é uma alegria e uma honra receber essa premiação que leva o nome da pioneira da Enfermagem brasileira. “É certo que muitos colegas são merecedores desse reconhecimento, por terem prestado meritória e destacada contribuição ao desenvolvimento da saúde e da categoria. Mas talvez eu tenha tido uma visibilidade maior por abrir algumas frentes na/pela Enfermagem, como: na saúde pública na implantação do SUS, na atenção psicossocial em vários municípios e no trabalho na gestão, tanto na saúde quanto na educação. Eu tive a oportunidade de viver um tempo de muito desenvolvimento da saúde e da Enfermagem, e também de encontrar pessoas que inspiraram essa caminhada, desde o início da minha formação profissional. Vivi o período da abertura democrática, berço do Movimento da Reforma Sanitária no país; tive oportunidade de trabalhar e estudar em locais que investiam na saúde de qualidade, oportunizando a criação de programas e ações inovadoras para a época. Tenho muito orgulho dessa profissão que continua sendo a mais representativa no campo da saúde no Brasil”, frisa a professora. 

Leia Também Professores municipais rejeitam índice oferecido pelo Executivo Fecars apresenta primeira etapa de resultados Empossados os novos professores municipais Medicina Veterinária da IMED promove 4ª edição do Trote Cãolidário