É dia 4 de dezembro: data de homenagear Gildo de Freitas e Teixeirinha

Compartilhe

Hoje, 4 de dezembro, é comemorado o Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho. É o que determina a lei estadual do Rio Grande do Sul de número 8.819, de 1989, como forma de homenagear Gildo de Freitas e Vítor de Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Depois de uma batalha artística, com respostas às chamadas provocações para encantar os fãs a cada disco, eles faleceram na mesma data, ou seja em 4 de dezembro. Gildo de Freitas morreu em 1982.

Ele é considerado o rei dos trovadores, por ter lançado o seu estilo do verso de improviso. Inclusive no Rodeio Internacional de Passo Fundo haverá a disputa da chamada Trova Gildo de Freitas. 

No ano de 1985 morreu Teixeirinha nessa data. Considerado o cantador do Rio Grande, e artista do estado mais conhecido pelo mundo, nasceu no município de Rolante, mas adotou Passo Fundo como sua cidade, pelo apoio que recebeu para o início da carreira artística.  Várias de suas canções prestam homenagem à capital do Planalto e inclusive uma delas virou filme: “Gaúcho de Passo Fundo”, gravado em 1978.

Leia Também Atendidos pelo Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes celebram o nascimento do Deus menino Rancho das Rádios Planalto preparado para o Rodeio Internacional de Passo Fundo Uma noite de emoção, talentos e esperança Reitora da UPF recebe prêmio pela contribuição no desenvolvimento da enfermagem brasileira