Inicia o período de matrículas nas escolas da rede municipal

Compartilhe

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo informa aos pais ou responsáveis que as listas de designação das vagas para as escolas municipais foram publicadas nesta terça-feira (11). As designações do pré I e do pré II da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental podem ser acessadas pelo site www.pmpf.rs.gov.br, na seção Destaques > Alunos novos e rematrículas. 

A partir dessa quarta-feira (12) as matrículas dos novos alunos devem ser realizadas diretamente nas escolas designadas pelas listas, levando a documentação requerida. É importante lembrar que a inscrição não garante a vaga, por isso, as vagas não efetivadas através do processo de matrículas serão disponibilizadas para outros interessados. O prazo encerra no dia 20 de dezembro. 

O ano letivo das escolas municipais começará no dia 18 de fevereiro de 2019.

O processo de inscrições e designações
Educação infantil 
Todas as 765 crianças inscritas para as escolas municipais de educação infantil (EMEIs) na etapa pré-escola (4 e 5 anos) foram atendidas. Nenhuma criança inscrita ficou sem designação dentro do seu zoneamento. “Neste ano podemos afirmar que nenhuma criança inscrita ficou fora da escola nessa etapa”, afirma o secretário de Educação Edemilson Brandão. 

No total, as escolas municipais de educação infantil ainda contam com 263 vagas disponíveis para o pré I (4 anos) e o pré II (5 anos), além das vagas que o município oferece em alguns bairros através do Chamamento Público às Instituições Filantrópicas e Assistenciais. Os pais que não fizeram a solicitação de vaga no período determinado poderão procurar a Central de Vagas a partir do dia 2 de fevereiro de 2019 para ver a disposição de vagas.

Ensino fundamental
Dentre as 1.188 inscrições realizadas para o 1º ano nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), 964 alunos foram designados para a escola desejada, o que representa um percentual de 81%. Esses alunos atenderam os critérios definidos no edital nº 60/2018, respeitando o limite máximo de alunos por turma, conforme estabelecido pelo Conselho Municipal de Educação. Os 224 alunos que não conseguiram vaga na escola desejada, foram atendidos na escola do seu zoneamento, distante até 2.000 metros de sua residência. 

Dessa forma, todos os alunos inscritos para vagas no 1º ano foram designados para as escolas pretendidas ou de seu zoneamento. “Lembramos que em alguns bairros da cidade a oferta de vagas para o 1º ano do ensino fundamental é compartilhada com outras escolas pertencentes à rede estadual de ensino, em regime de colaboração.

As EMEFs que tiveram o maior número de inscritos foram: 

- EMEF Zeferino Demétrio Costi (Vila Popular)
- EMEF Notre Dame Municipal (Vila Berthier)
- EMEF Urbano Ribas (Vila Independente)
- EMEF Wolmar Salton (São Cristovão)
- EMEF Eloy Pinheiro Machado (Leonardo Ilha)

Segundo a Secretaria de Educação, ao considerar os dados informados pelos pais no formulário de inscrição, 40 crianças com alguma deficiência ingressarão na rede municipal a partir do próximo ano.

Apenas 17 inscrições (1,4%) foram canceladas em razão de erros de preenchimento no formulário on-line. Foram feitas inúmeras ligações aos pais para conferência de dados informados, auxílio no preenchimento do formulário, eletrônico, inclusive com a colaboração das equipes diretivas das escolas.

Crianças menores de 4 anos
O ingresso de crianças menores de 4 anos (etapa creche) as inscrições poderão ser realizadas diretamente na escola mais próxima da residência nas terças e quintas-feiras, durante todo o ano. Posteriormente, de acordo com a capacidade de atendimento, a matrícula é efetivada.

Mais informações
Central de Vagas: (54) 3581-4322
Educação Infantil: (54) 3316-7210
Ensino Fundamental: (54) 3316-7187
E-mail: sme@pmpf.rs.gov.br

(Foto: Arquivo/PMPF)


Leia Também Escola Protásio Alves está com vagas para o ensino médio Alunos com mais de 30% de faltas serão notificados ao Conselho Tutelar UPF mantém cadastro permanente para pessoas com deficiência Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira