Diretores de escolas municipais tomam posse

Compartilhe
Para o exercício 2019/2021 tomou posse o primeiro professor e diretor de educação infantil do município

A Prefeitura de Passo Fundo deu posse na tarde desta quarta-feira (19) aos diretores das escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil, eleitos em um processo democrático que envolveu toda a comunidade escolar. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e contou com a presença de colegas, amigos e familiares, que acompanharam a diplomação. 

Cada um dos 68 diretores eleitos assinou o termo de posse. Com o cargo ocupado em maior parte por mulheres, três diretores tomaram posse, incluindo o primeiro professor e diretor de escola de educação infantil: Rudimar Gomes, da EMEI Rita Sirotsky. 

Para Rudimar, ser eleito diretor é uma conquista importante e um avanço. “Quando cheguei no município senti uma questão de pouco de discriminação dos pais em ver um homem na educação infantil. Isso foi muito bem trabalhado e hoje cheguei à direção com apoio desses pais. Vou fazer um ótimo trabalho, envolver a comunidade, transformar a escola e deixar minha marca, uma boa marca na comunidade”, afirmou. 

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo afirmou que o momento é de desejar boa sorte e agradecer. “Meus agradecimentos aos diretores que deixam o cargo, aos que se reelegeram e aos que iniciam agora sua caminhada ocupando uma dos espaços mais importantes da comunidade. Tivemos um processo de eleições democráticas e que ocorreram normalmente, aqui estão as diretoras e os diretores eleitos legitimamente pale comunidade. Desejo de coração um bom ano e minha gratidão a todos”, ressalta Luciano. 

O processo de eleições acontece desde 1997 nas escolas municipais, como conta o secretário de Educação, Edemilson Brandão. “Estamos comemorando mais uma posse de diretores. Passo Fundo é a cidade pioneira no Estado em ter eleições para diretores. Neste ano as eleições aconteceram num  processo democrático e condensado. Meus votos de esperança, confiança e companheirismo para os próximos anos”, diz. 

A eleição
Pais, professores, alunos e funcionários tiveram oportunidade de conhecer as propostas para os próximos três anos, de 2019 ao final de 2021, em um amplo debate acerca da educação, da qualidade do ensino e do quadro da rede municipal, que já é reconhecido por sua excelência. 

A Prefeitura de Passo Fundo é uma das que exerce há mais tempo este processo democrático, visto que a lei que permite a escolha dos diretores por eleição é do ano de 1997. Assim são escolhidos os diretores das escolas para os próximos três anos.

Leia Também Novo ginásio de esportes e escola da Santa Marta em fase final de obras UPF apresenta seus Cursos Livres Anhanguera troca inscrição de vestibular por doação de agasalhos Escola Ernesto Tochetto será referência do Novo Ensino Médio