Publicidade
Inscreva-se em nossas redes sociais

Campeonatos esportivos reúnem 2 mil alunos em Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedec) realizou neste sábado a abertura da 13ª Copa San Marino Sedec de Basquetebol, do Campeonato San Marino de Futsal e da 6ª Copa London Sedec de Voleibol. A ação tem como objetivo incentivar o esporte e criar um espaço de confraternização e cooperação entre os estudantes de diferentes instituições de Passo Fundo.

A disputa na modalidade do vôlei conta com 60 equipes, enquanto o basquete apresenta 40 e o futebol 90 times. As competições também são antigas: sete anos de voleibol, 12 anos de basquete e 14 anos de futsal, o que mostra a tradição dos eventos esportivos.

O secretário de Desporto e Cultura, José Ernani de Almeida, lembrou, como professor de História, que a prática de esportes começou ainda na sociedade grega e desejou boa sorte para as equipes. “Iniciativas como esta estreitam os laços de amizade. Os gregos saudavam seus deuses através do esporte e vocês têm a oportunidade de continuar esta prática. Aqui estão os futuros grandes atletas que representarão o esporte brasileiro. E mesmo que dentro da quadra tenha rivalidade, desejo que fora dela permaneça a amizade”, ressaltou.

A novidade deste ano é que as escolas municipais e estaduais têm representantes, pois foram abertos convites especiais para que equipes possam participar. Anteriormente, as competições esportivas eram restritas aos colégios particulares. A estimativa é que mais de 2 mil crianças e adolescentes participem dos eventos e incorporem a prática esportiva às atividades diárias.

“Temos a visão de que podemos apoiar tudo que esteja ligado ao esporte. E quando
temos um evento já consagrado em Passo Fundo, como este, não tem porque a
Prefeitura não apoiar. É uma questão de reconhecimento”, disse o coordenador
municipal de Esportes, Leonardo Tamagnone.

Os campeonatos têm previsão de acabar em outubro. As premiações são feitas pela Prefeitura com medalhas e troféus aos três primeiros lugares. Todos os participantes com menos de 10 anos ganham medalhas. A mudança vem ao encontro da valorização do esporte e do incentivo às crianças. “Queremos que os alunos permaneçam praticando esportes e a habilidade vem com muita prática, então, é um impulso para que cada vez mais crianças participem”, observou Tamagnone.

Após a cerimônia, o primeiro jogo foi na modalidade de vôlei feminino com a Seleção Gaúcha, na categoria infanto-juvenil, e a UPF Bio-Bios, na categoria adulta. Além do apoio da Prefeitura, as competições são patrocinadas pela Roda Pizza San Marino e London Bar e Restaurante, que promovem a estrutura para as competições.

Revista Somando