Desenvolvimento psicomotor no processo de alfabetização

Compartilhe

O movimento é muito importante por que atinge o desenvolvimento do pensamento da criança.

Para Fonseca (1996:142) a primeira necessidade seria, portanto:

(...) alfabetizar a linguagem do corpo e só então caminhar para as aprendizagens triviais que mais não são que investimentos perceptivo-motor ligados por coordenadas espaços-temporais e correlacionados por melodias rítmicas de integração e resposta. A partir do movimento que a criança consegue integrar informações que visam desenvolver a noção do seu corpo e a determinação de sua lateralidade.

Através do desenvolvimento psicomotor há componentes fundamentais que são chamados de pré-requisitos essenciais para uma alfabetização tranquila e eficaz, são eles: esquema corporal, equilíbrio, coordenação, estruturação espacial, temporal e lateralidade. Para que o educando estabeleça sucesso na sua alfabetização necessita conhecer a si mesmo e descobrir o mundo que o cerca com a realidade cotidiana, desta forma ele conseguirá vincular sua concentração e capacidade de cognição em relação ao aprendizado.

FONSECA, V. Psicomotricidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

Leia Também Preparai o caminho À espera do Senhor O verdadeiro valor Referencial Curricular Novo Ensino Médio no RS em consulta pública