Quatro mil pessoas prestigiam formatura coletiva da iMED

Compartilhe

Uma noite que ficará na história da IMED se realizou na noite desta sexta-feira (04). Quando o relógio marcou 17h, todos os 290 formandos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Direito, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação, da IMED estavam prontos para entrar na Arena e em seguida a trilha sonora anunciou que formatura IMED havia começado.

A Arena Gran Palazzo, com capacidade para receber 5 mil pessoas sentadas, pareceu pequena para tanta comemoração no palco e na plateia. Momentos de emoções, homenagens, agradecimentos e de muitos aplausos, foi assim que por 3h e 20 minutos, pais, familiares, amigos e professores testemunharam a concretização do maior sonho da vida acadêmica, a formatura.

 O paraninfo de honra

Após a concessão de grau, um dos momentos mais aguardados foi o discurso do paraninfo de honra, Fabrício Carpinejar. Escolhido pelos formandos dos sete cursos de graduação, o professor, escritor e poeta, falou sobre o período da graduação, sobre a vida profissional e sobre sonhos e os desafios que a vida impõe.

 “Vocês que estão aqui completando a graduação, foram, como eu, um bando de teimosos malucos pelos seus sonhos. Sei que experimentaram, como eu, as suas crises, as suas dúvidas, as suas hesitações. Sei que, como eu, não foi uma linha reta, mas uma linha cardíaca com altos e baixos. Sei que, como eu, precisaram conciliar emprego e estudo. E queriam namorar livremente e não podiam. E queriam viajar livremente e não podiam. E queriam jogar tudo para cima e não podiam. E acordavam contrariados, e dormiam contrariados, jurando que os outros aproveitavam a vida, menos vocês. E a vocação lá dentro, por misterioso motivo, inspirava a prosseguir, não importando as consequências e os prognósticos.  Conseguiram a proeza de vencer não somente os obstáculos das disciplinas, não somente as dificuldades dos projetos, não somente a convivência em grupo, não somente a avaliação dos professores, mas vencer a si mesmos, domar a si mesmos, suportar a si mesmos, controlar a si mesmos”, disse Carpinejar em um dos trechos do seu discurso.

 “Há a assinatura do sacrifício em todo o diploma. É um profissional que dobrou a angústia em um canudo. É um adulto que entendeu que a vida não aceita amadores, que os limites não são limitações, que a melhor vitória tem sempre aquele gostinho de dar a volta por cima. Para a própria surpresa e espanto dos pais e de seus olhos brilhantes e esperançosos”, finalizou.

 A IMED inovou

“Este é um grande momento na história da instituição, que neste ano comemora 15 anos de fundação”, disse Willian Zanella, Diretor Acadêmico da IMED durante o discurso da formatura IMED.

Com o intuito de democratizar o acesso à formatura aos acadêmicos de todos os cursos, a IMED, passou a oferecer, a partir da formatura de verão do período 2018/2, gratuitamente a cerimônia de colação grau pública e o baile aos formandos.

“Cabe ressaltar nesta colação de Grau, o apoio dos professores, dos alunos, dos funcionários da instituição. Muito obrigado a todos vocês, porque sem o apoio de cada um de vocês, nós não teríamos realizado este grandioso evento em novo formato, com nova proposta. (...) Esta formatura e? ato republicano no qual, por delegação, confiro o grau de bacharéis; e e? também uma prestação de contas a? sociedade”, destacou Zanella.

Aos formados, Zanella desejou sucesso e lembrou que as questões técnicas são apenas uma parte da formação. “Não se esqueçam de ser felizes. Lembrem-se que a felicidade tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. O maior naufrágio é não partir”, disse.

Prestes a completar quinze anos de fundação, a IMED conta com mais de 5 mil estudantes entre graduação, especializações e mestrados e mais de 400 colaboradores nos campi de Passo Fundo e Porto Alegre. “Uma instituição orientada por valores claros: Excelência Acadêmica e Empreendedorismo. (...) Uma instituição adolescente que ganha destaque pelo seu dinamismo e pelo respeito que temos pelo ensino e aprendizagem” frisou.

Foto: Center Color Formaturas

Leia Também Fecars apresenta primeira etapa de resultados Empossados os novos professores municipais Medicina Veterinária da IMED promove 4ª edição do Trote Cãolidário UPF em feriadão de Carnaval