Ambulantes passam a ter garantia de vagas em estacionamentos

Compartilhe


Em 2019, os comerciantes ambulantes terão direito a vagas em estacionamentos no município. O prefeito Luciano Azevedo sancionou a Lei Complementar n° 436/2019, que exige a demarcação de vagas nos pontos regulamentados para os ambulantes que trabalham nas ruas de Passo Fundo. A proposta foi de autoria do vereador Patric Cavalcanti (DEM), e sua publicação se deu no Diário Oficial, nesta sexta-feira (11). A lei serve para garantir que esses comerciantes, que mantêm um alvará junto à prefeitura, tenham assegurado o seu espaço para trabalhar.

A estimativa hoje é de que cerca de 70 empreendimentos deste tipo trabalhem legalizados no município. A maioria deles funciona em carros ou caminhões, estacionados nas ruas entre o fim da tarde e à noite para a venda de alimentos e bebidas.

 “As atuais normas sobre o funcionamento do comércio ambulante não garantem que, mesmo pagando, os comerciantes possam estacionar seus veículos para atender os clientes, já que, não havendo informações sobre o estacionamento, outros motoristas ocupam os espaços”, observa Patric. A alteração na lei, assegura que as vagas estejam disponíveis nos horários definidos, na licença adquirida com o Município.

Dessa forma, se um comerciante tem licença, por exemplo, para o uso do estacionamento entre as 19h e a meia-noite, ele deverá ter o local resguardado, a partir de uma placa, neste período. “A categoria paga seu alvará, que é mais de R$ 1.200. Por mais que o termo seja ambulante, ela é fixa”, identifica.

A partir de hoje, a prefeitura tem 180 dias para especificar as áreas destinadas aos veículos de comércio ambulante.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores

Leia Também PPS troca de nome e passa a se chamar Cidadania Temer é chefe de organização criminosa há 40 anos, segundo investigação da Lava Jato no RJ Duas mulheres presas por tentativa de fraude em exame da OAB Câmara obtém novos recursos para Hospital de Clínicas