A importância do Gauchão e dos demais campeonatos estaduais

Postado por: Luiz Carlos Carvalho

Compartilhe
Olá, amigos internautas!

Todos os anos se discute, principalmente na capital, sobre a importância do Campeonato Gaúcho de Futebol, o Gauchão. Como ao longo dos anos foi aumentando o número de competições, o certame estadual foi muitas vezes perdendo o prestígio em certos segmentos. 

Nunca é demais relembrar a importância da disputa. Embora se diga que ela não é parâmetro para os fortes certames que a dupla Gre-Nal enfrentará, trata-se de um importante laboratório para a revelação de bons valores para o complemento do grupo. A falta de alternativas de elenco acabou resultando em perdas de títulos de Campeonato Brasileiro que vem se acumulando há muitos anos para os grandes do estado. Internacional e Grêmio têm montado bons times, mas quando se precisa de alternativas os treinadores não dispõem.  É melhor jogar partidas contra equipes profissionais do que contra formações amadoras no início de temporada.

Outro aspecto a ser considerado é a presença dos craques da dupla Gre-Nal em cidades onde estão grande número de sócios, que ajudam a manter abastecidos os cofres em Porto Alegre. Todos querem ver os talentos no campo e nem sempre têm a oportunidade de ir à Arena e ao Beira-Rio. Internacional e Grêmio são clubes identificados com o Rio Grande do Sul e não apenas com a capital. São nossos orgulhos, são dois campeões do mundo.

No tocante ao interior, o Gauchão, assim como as demais divisões, o futebol é fundamental. Existem clubes tradicionais em diversas cidades, com lindas histórias para contar. Além disso, é o esporte que mantém o sustento para centenas de famílias, não apenas dos atletas, mas das comissões técnicas e funções que são associados aos clubes.  

Ao mesmo tempo, há que se valorizar o esforço dos guerreiros dirigentes que abrem mão de seus afazeres, muitas vezes deixando de ganhar dinheiro com suas empresas para se dedicar aos clubes do coração. É uma doação em favor de suas comunidades.  

Isso em se tratando de Campeonato Gaúcho. Mas, vale também para os demais estados. É o momento de aquecer as baterias para a temporada. Cita-se como exemplo o Atlético Paranaense, que formou vários valores ndo certame de seu estado e mais tarde conseguiu colher os frutos, conquistando a Copa Sul-Americana.

Campeonato estadual é o grande teste da rivalidade. Os rivais se encontram e as atenções dos torcedores são constantes. Não adianta dizer o contrário. A audiência é expressiva para todos os canais que realizam a transmissão. Embora às vezes não se admita quem é campeão de seu estado faz uma grande comemoração, além da saudável "flauta" em relação aos vencidos.

Viva o Gauchão! Vida longa para os campeonatos estaduais!

Até a próxima!

Sejam felizes! Vocês merecem!

Leia Também Escatologia Um defeito de cor! Sujeito descansado Meio ambiente: cuidados por ética ou por etiqueta?