Começa no Panamá a Jornada Mundial da Juventude

Compartilhe
Com o desafio de fazer os mais novos descobrirem o que têm a oferecer à sociedade e à Igreja, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa nesta terça-feira (22), no Panamá, e promete reunir mais de 375 mil fiéis.

 O papa Francisco chegará ao país nesta quarta (23) e permanecerá até 27 de janeiro, último dia da JMJ. "Será uma grande festa de fé", disse dom José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo do Panamá e principal responsável pelo evento.
  
  A Jornada da Juventude reúne milhares de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Este é o maior evento religioso da Igreja - celebrado internacionalmente a cada três anos - e foi instituído pelo papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985.

    Neste ano, o encontro será realizado pela primeira vez em um país da América Central. O Panamá tem uma população de 3,6 milhões de pessoas, sendo a grande maioria católica.

  Segundo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a expectativa é de que a JMJ seja um "lugar de planejamento" para os jovens, com o objetivo de mostrar que o mundo foi mudado pela fé e evangelização e não "pela força, pelo poder, pela violência, pelo espetáculo".A JMJ 2019 será inspirada nas palavras "Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra" e tem como eixos principais a Virgem Maria e a Vocação.A Santa Sé quer que a "esperança e a confiança" sejam traduzidas como uma suposição de responsabilidade pelos jovens dentro de seu convívio social, ao praticarem uma atividade política em "serviço à comunidade" e se preocupar com o bem comum. A principal mensagem que o Papa deseja passar durante os seis dias é a de que os jovens precisam ser testemunhas da reconciliação e portadores da paz.

  A Arquidiocese de Passo Fundo está representada no evento. Acompanhe pela Rádio Planalto News (92.1) informações do evento que reúne os jovens de todo o mundo.

  

Foto: Divulgação/JMJ

Leia Também Secretariado Arquidiocesano do CLJ reunido no fim de semana Paróquia São Cristóvão comemora 50 anos Arquidiocese celebra Ordenação Diaconal no domingo Missa de trigésimo dia de falecimento do padre Paulo Farina é nesta quarta