O descarte correto de lâmpadas em Passo Fundo

Compartilhe

A implementação da logística reversa para lâmpadas é apenas um dos grandes desafios descritos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em Passo Fundo, através de uma iniciativa do Poder Público Municipal, Comerciantes, Ministério Público em parceria com a empresa Reciclus, será disponibilizado 32 pontos de coleta para descarte correto desse material.

É muito importante o descarte correto de lâmpadas que contém mercúrio, metal pesado tóxico, com capacidade de bioacumulação que causa sérios danos a saúde e ao meio ambiente, classificado como resíduo perigoso Classe I, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Com essa iniciativa, já é possível destinar lâmpadas nos seguintes pontos de coleta: GM Materiais para Construção, Luminar, Eletropasso, CELESP, Pansera Material Elétrico e Hidráulico, Stok Center Petrópolis e Com. Zaffari da Av. Brasil. É importante ressaltar que nenhuma empresa terá custo para a destinação do material, sendo importante o correto acondicionamento para que não quebre, evitando o perigo da contaminação pelo mercúrio.

 Pela legislação ambiental, os estabelecimentos que comercializam lâmpadas que contém mercúrio devem organizar um local adequado para receber esses produtos ou então indicar os locais alternativos que serão definidos previamente ou em acordo setorial. Já o consumidor terá a responsabilidade de destinar a lâmpada em local correto.

Para que isso funcione de forma eficiente, será necessário investir em educação ambiental. O consumidor deve entender que a lâmpada pós-consumo, é um resíduo perigoso que não deve ser descartado no lixo comum nem como material reciclado em contêineres da Prefeitura, que ao recolher acaba tendo um custo a mais para destinar esse material que não é da sua responsabilidade.

Empreendimentos licenciados tanto pela Fepam como pelos municípios já eram orientados a destinar o resíduo corretamente, o desafio será educar o consumidor para que leve a lâmpada até o local correto para a sua destinação adequada.  

Mais informações você pode obter com a Secretaria de Meio Ambiente do Município. Fone: (54)3317-2529.

Leia Também Sobre a educação Quando começar o trabalho? Advento Para que servem os juízes de 1ª e 2ª Instância?