Passo Fundo terá Dia da Caridade em 11 de fevereiro

Compartilhe

O dia da caridade em Passo Fundo  é comemorado no dia 11 de fevereiro, em homenagem a fundação da primeira Conferência Vicentina  da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP).  A entidade foi fundada nessa data em 1916. 

No dia 10 de maio de 2016, foi promulgada a lei Nº 5197 que institui o dia 11 de fevereiro como o Dia Municipal da Caridade na cidade de Passo Fundo. O projeto foi apresentado pelo Legislativo Municipal e a seguir foi sancionado e promulgado pelo Poder Executivo. A motivação de instituir o Dia Municipal da Caridade foi homenagear os 100 anos da fundação da primeira Conferência da Sociedade São Vicente de Paulo - fundada em 11 de fevereiro de 1916. Da caridade dos Vicentinos nasceram obras como o Lar do Idoso Nossa Senhora da Luz, Casa de Apoio, Escola de educação infantil Notre Dame Santa Isabel e o Hospital São Vicente de Paula.

A caridade não é invejosa, não é interesseira, não é presunçosa, nem se incha de orgulho nos escreve São Paulo na primeira carta aos Coríntios 13, 1-13. Por isso é necessário e justo reconhecer todas as obras de caridade existentes na cidade de Passo Fundo, sejam aquelas ligadas às Igrejas ou à sociedade civil, aos órgãos públicos e aquelas incontáveis e invisíveis ações individuais. É bom parar, perceber e reconhecer que isto faz parte do cotidiano da cidade. Ignorar estas ações é fazer uma leitura parcial da realidade.

Uma data como o Dia Municipal da Caridade não delimita a ação caritativa. Jesus, em um ambiente conflitivo, pergunta aos legalistas: “Em dia de sábado, é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar? (Mc 3,4).  Para fazer o bem não existe dia, nem limitação moral, nem legal. Ter um dia da caridade é provocativo e faz refletir.

A caridade faz parte da história da humanidade e é ensinada e estimulada pelas grandes correntes religiosas e humanitárias. Ignorar a caridade na história da humanidade é fazer uma leitura superficial, pois, infelizmente, as páginas dos livros de história ressaltam em demasia violência e crueldade, que também existiram e continuam.Neste sentido na união de todas entidades Católica  que fazem caridade estão organizando para o dia 10 de fevereiro de 2019,na Catedral da Arquidiocese de Passo Fundo ,vai acontecer na Santa Missa Dominical das 9 horas uma celebração especial onde toda comunidade de Passo Fundo e Região  estão sendo  convidadas a participar,onde poderão fazer uma boa ação,trazendo um quilo de alimento não perecível para ser doadas para entidades no qual vão ser distribuído para Pessoas mais necessitados do Município.A partir desta semana na Rádio Planalto 92.1 FM,vai estar entrevistando as  entidades no qual cada uma vai apresentar o seu trabalho em favor de nossos irmãos menos favorecido a partir desta segunda feira dia 28 de janeiro às 10 horas e todos os dias a partir das 17 horas no programa junto como irmãos com Luiz Carlos Carvalho .Entidades sociais que vão participar:Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII,Instituto Religioso Bárbara Maix,Projeto Bombeiro Mirim,Caritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Fundação Lucas Araújo, CEJUME, Obra Social São Vicente de Paulo, Lar do Idoso Nossa Senhora da Luz da SSVP e Conselho Central da SSVP.



Créditos: Fernando Luis Concatto-PASCOM e DECOM 

 

Leia Também Emoção na Paróquia São Francisco de Assis com celebração e encenação Arcebispo dará a Benção Pascal às Famílias pelas Rádios Planalto Semana Santa: Fé e participação na Paróquia São Cristóvão Catedral: mais de 1500 pessoas na procissão da Sexta-Feira Santa