Novo currículo e ampliação estrutural marcam o início do ano letivo da IMED

Compartilhe

Os Campi da IMED, de Passo Fundo e Porto Alegre, estão sendo preparados para a o início do ano letivo 2019/1. Em Passo Fundo, as aulas reiniciam no dia 20 de fevereiro. Já no Campus Porto Alegre, a volta às aulas será no 25 do mesmo mês. Nestas datas, iniciam as aulas para os acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia.

O coordenador de graduação da IMED, professor Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, comenta a expectativa em receber os alunos que voltarão das férias e os que estarão ingressando na instituição, no ano em que a IMED comemora os seus 15 anos de história. Entre as principais novidades deste semestre, está a implantação dos novos currículos que oferecerão disciplinas comuns, integrando os cursos de graduação, possibilitando que os alunos obtenham mais de uma titulação por meio do aproveitamento de estudos. “Vamos desenvolver a formação dos nossos alunos oferecendo currículos baseados em competências, por meio do ensino híbrido, educação empreendedora e aprendizagem ativa. Esta nova configuração dos currículos possibilitará a utilização de ferramentas que facilitarão o acesso online aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, bem como vamos oferecer uma biblioteca virtual dispondo de conteúdos e informações inovadores”, destaca Oliveira.

Os preparativos para o período letivo se intensificaram nas últimas semanas, quando coordenadores e professores retornaram do período de férias e foi dado início ao processo de treinamento e alinhamento acadêmico, pedagógico e institucional. Segundo o coordenador, a implantação do novo currículo se dará de forma gradual e sistemática começando com os primeiros níveis das turmas iniciantes. “ O objetivo principal da nova proposta consiste em preparar os nossos alunos para o mercado de trabalho. Queremos desenvolver no egresso/IMED o perfil adequado e competitivo para propor soluções inovadoras para problemas reais, que possam cooperar e trabalhar em equipe, ter proatividade e comprometimento, fluência tecnológica, comunicar com excelência de forma oral e escrita e agir com ética, cidadania e valorização da diversidade”, comenta.

Além disso, várias atividades estão programadas para a recepção dos estudantes da instituição, abrindo as comemorações dos 15 anos da IMED, como apresentações e shows culturais.

Infraestrutura

Neste primeiro semestre de 2019 os acadêmicos terão à disposição novos espaços e equipamentos, como a ampliação das instalações do hospital escola com novas e modernas salas de aula para atender os cursos da área da saúde. Além disso, os laboratórios da politécnica foram remodelados, com novos e modernos equipamentos para as aulas práticas e para os experimentos da pesquisa. Luiz Ronaldo destaca que outra novidade é no Curso de Medicina Veterinária. “Foi aprovado o projeto do hospital veterinário e em breve iniciaremos a construção do prédio para atender a demanda do curso de medicina veterinária, bem como a aquisição dos equipamentos para os laboratórios específicos do curso”, comemora.

Novidades também esperam pelos alunos no Campus Porto Alegre. De acordo com a coordenadora do Departamento Acadêmico, Mônica Bauer, além da implementação da nova grade curricular nos cursos ofertados na unidade, os acadêmicos contarão com novos laboratórios, salas de aula e novos espaços de convivência. “Neste semestre temos a inauguração do Laboratório de Informática e o Espaço Laboratório Café, um laboratório de inovação e criatividade para aplicação de metodologias ativas, do FABLAB, além de um novo espaço de convivência para alunos, que está localizado no terceiro andar do prédio A, sete novas salas de aula, modernização da salas dos professores e da sala de coordenações dos cursos, além da reforma no Teatro IMED, que proporcionará mais conforto para a comunidade acadêmica”, comenta Mônica.

Leia Também Premiadas as personalidades do Carnaval de Passo Fundo Domingo para conhecer a grande campeã do Carijo É neste sábado a entrega do Troféu Mestre Cava Escolhidos os homenageados da Feira do Livro em 2019