Segurança na volta às aulas

Postado por: Gilnei Fogliarini da Costa

Compartilhe

Chegamos ao início de mais um ano letivo, e a rotina da correria diária é cada vez maior, crianças, jovens e adultos voltam à rotina escolar na busca de conhecimento e de um futuro profissional.

Salientamos os perigos atinentes neste começo de atividades, pela euforia do reencontro com colegas e professores, bem como pelo descuido com o meio onde andam, o que nos torna alvos fáceis aos diversos criminosos aproveitadores.

Muitos fatos ocorrem nas proximidades de escolas e faculdades, acidentes de trânsito, principalmente atropelamento, sequestro e abuso de crianças, o roubo a pedestres, constantes ocorrências de roubo de telefones celulares e de veículo.

No trânsito o principal é a atenção, tanto dos condutores de veículos quanto dos pedestres. Sempre aguarde o sinal, procure uma faixa de pedestres para atravessar a via, e tenha certeza que há segurança para cruzar.

Para as crianças uma dica é não permitir que elas andem sozinhas nas ruas e não as perde-las de vista. Ensine-as a pedir auxílio à Polícia (pessoalmente ou telefone) ou às pessoas conhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando. Recomende para jamais aceitarem presentes ou convites de estranho, mesmo que atraídas pela promessa de doces ou brinquedos. Este é um recurso muito utilizado por maníacos, sequestradores e abusadores. No trânsito leve as crianças no banco de trás do veículo, sempre utilizando o cinto de segurança, não deixe que coloquem as mãos ou cabeças para fora dos veículos.

Atenção para a vulnerabilidade com aparelhos celulares, que se tornou alvo frequente para os infratores, pedestres desatentos em praças e paradas de ônibus são as vítimas mais comuns, cabe a todos ficar atento à movimentação a sua volta, não permaneça muito tempo concentrado nas redes sociais do aparelho, você se tornará um alvo potencial para os meliantes.

Vale lembrar que se for surpreendido por ladrões procure manter a calma e não reaja, é bem possível que o delinquente esteja armado, ou que possua comparsas na volta. Sua vida é o bem maior, o dinheiro e os bens materiais podem ser recuperados. Oriente seus familiares a agirem com cautela e prevenção, pois, é a maneira mais prudente e segura para evitar surpresas. Esteja atento ao que esta ocorrendo à sua volta, caso desconfie de alguma atitude suspeita comunique a Brigada Militar imediatamente.

Leia Também Curiosidades sobre o Fusca Como fica o Congresso após a aprovação da Reforma da Previdência? Com sapato ou sem sapato O bom samaritano