Moradores reclamam da falta de ônibus nos bairros Integração e Manoel Portela

Compartilhe
A Câmara de vereadores sediou na tarde dessa terça-feira (12), no Plenarinho, uma reunião para tratar sobre a dificuldade de funcionamento em algumas linhas de ônibus pertencentes à Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas) em bairros como Integração e Manoel Portela. 

Moradores afirmam estarem sofrendo com a pouca circulação de ônibus nestes locais. Essas comunidades são atendidas majoritariamente pelas linhas da Codepas. Em virtude desta dificuldade, contrastando com a grande demanda de usuários nestes bairros, muitas reclamações foram geradas, o que resultou em uma reivindicação de soluções para este problema.

O vereador Patric Cavalcanti (DEM) solicitou e mediou o encontro, onde integrantes da direção da empresa e representantes destas localidades puderam discutir sobre estas questões.

Outro problema enfrentado é a superlotação nos coletivos. A auxiliar de enfermagem, Sônia Maria de Britto, moradora do bairro Jaboticabal reclamou que, em certa oportunidade, esperou um ônibus por mais de 4 horas. “O motorista fez milagre, acomodando todos os usuários dentro deste veículo que já estava lotado além da capacidade”, declarou.

No momento, segundo o diretor presidente da empresa Tadeu Karczeski, a Codepas possui 24 ônibus e atende 11 linhas. Alguns carros da frota se encontram em manutenção, o que acarreta em dificuldades no atendimento. Segundo Karczeski, há sérios obstáculos que impedem um melhor funcionamento da frota. “Boa parte das linhas são deficitárias e o maior problema é relacionado ao mau funcionamento de alguns coletivos, que estão em frequente manutenção. O que acaba comprometendo o atendimento aos usuários de determinadas rotas”, observou.

Já de acordo com o diretor operacional da Codepas, José Carlos Merlin, para melhor atender a população, a ideia é, após a licitação prevista para abril de 2019, colocar em prática um novo modal operacional. Ele consiste em um sistema integrado entre as empresas, onde será aplicada a bilhetagem eletrônica, ou seja, os usuários terão um dispositivo eletrônico que servirá para pagar a passagem.

Ainda, segundo Merlin, será feita a solicitação formal por parte da Companhia junto à Secretaria de Transportes e Serviços Gerais para que a empresa Coleurb assuma as linhas que atendem ao Bairro Manoel Portela até que haja a licitação.

O vereador Patric Cavalcanti (DEM) reforçou que uma das resoluções do encontro foi a solicitação de uma nova reunião entre a Secretaria de Transporte e Serviços Gerais, Conselho Municipal de Transportes e Codepas. “O alto índice de veículos em manutenção é um impeditivo para atender a demanda de usuários nestas regiões. Isto será levado à pauta deste próximo encontro. Para que haja uma adequação de atendimento, a ideia é repassar duas linhas da Codepas para a Coleurb e assim garantir um melhor atendimento aos usuários do transporte público municipal”, afirmou.

 

Leia Também Fiscalização do consumo de bebida alcoólica em festas juninas é tratada em reunião Vereador Patric Cavalcanti recebe a Comenda do 3º BPChq Sábado de conscientização sobre violência sexual contra crianças Encaminhados os preparativos para ações do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju