HSVP desenvolve campanha especial pelo Dia Mundial do Rim

Compartilhe

Em todo o mundo, nesta quinta-feira, 14 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim, idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN). Dados mostram que, atualmente no mundo, 850 milhões de pessoas tem doença renal, decorrente de várias causas. Além disso, ela causa 2,4 milhões de mortes por ano.

Neste ano, a campanha tem como tema “Saúde dos rins para todos” e o objetivo é ressaltar a importância da saúde renal e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC). No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, hospital referência em Nefrologia, uma Feira de Saúde está sendeo realizada nesta quinta-feira, das 10h às 14h, na Rua Teixeira Soares, 808, Portaria de Visitas.

A feira disponibilizará à comunidade informações sobre a doença renal crônica, orientações farmacológicas, aferição de pressão arterial, medição da glicose e orientações nutricionais, com profissionais da Residência Multiprofissional Integrada e Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HSVP. 

A doença renal crônica é a falência renal, ou seja, quando os rins não conseguem mais manter sua função e o paciente acaba precisando de hemodiálise ou diálise peritonial. Geralmente os casos são decorrentes do diabetes mellitus e da hipertensão. Por isso, o principal foco da campanha é a prevenção.

Fotos: Bruno Reinehr (Planalto News)





Leia Também Confirmado segundo óbito por gripe em 2019 no RS Vacina contra a gripe: mais de 60% do grupo prioritário já está imunizado Ampliação da Unidade de Emergência do HC qualificará atendimento do serviço Lançada a pedra fundamental da Nova Emergência do HC