Seu Zeca Delegado completa 101 anos nesta sexta-feira

Compartilhe

José Pedro de Moraes, Seu Zeca Delegado, (oito filhos, sendo um adotivo) como é carinhosamente conhecido em Mato Castelhano, está completando 101 anos hoje. Ele nasceu no dia 29 de março de 1918, na mesma localidade onde reside, Povinho Velho, nas margens da BR-285. Na semana do seu aniversário, o agricultor aproveitou para colher feijão (conforme foto). O apelido de Zeca Delegado vem do pai Manoela Moraes, que era sub delegado na região. Começaram me chamando de “delegadinho”, diz ele.

A morte do pai na guerra

A vida do seu Zeca Delegado é marcada por muitas passagens difíceis. O pai, morreu na Revolução Constitucionalista em 1932, em São Paulo, e o corpo nunca mais foi visto. Imagina-se que os restos mortais foram trazidos anos mais tarde para São Borja, onde outros mortos foram sepultados por determinação do presidente Getúlio Vargas. Na ocasião um irmão mais velho de seu Zeca, João Moraes, também foi lutar junto com o pai e não voltou ileso. Levou um tiro numa perna, mas sobreviveu. Recorda que o irmão chegou num vagão de trem Maria Fumaça, esfarrapado e cheio de piolhos e muquirana. A partir daí, a mãe teve que trabalhar para sustentar ele e uma irmã mais nova, os demais já eram casados. A guerra também trouxe outros problemas, o desabastecimento de produtos básicos na época. Seu Zeca lembra que terminou o açúcar, o sal e a querosene, única fonte de iluminação das casas. “A única casa de comércio que vendia querosene para o lampeão em Passo Fundo era próximo do Banco Bradesco, eu era guri ia lá a cavalo comprar, mas terminou tudo”.

Durante a vida como agricultor, Zeca Delegado, ao lado da esposa Maria da Rocha Moraes, com quem foram casados por 63 anos,(in memoriam) e dois filhos plantou muito arroz, milho e terminei na soja, disse ele. (Foto na urna, foi na última eleição municipal)


Leia Também Ciríaco sediou Debut Solidário no sábado Prefeitura de Ernestina adquire novo veículo Virose mão-pé-boca suspende atividades de escolas em Água Santa Prefeitura de Marau realiza projeto Brincando nas Férias para os alunos