Catedral: mais de 1500 pessoas na procissão da Sexta-Feira Santa

Compartilhe

Centrada no mistério da Cruz, a celebração da tarde desta Sexta-feira Santa fez memória da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Na Arquidiocese de Passo Fundo, além das celebrações paroquiais, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, recebeu cerca de 1500 fiéis que, auxiliados por dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, refletiram sobre os acontecimentos que levaram à morte de Jesus. A comunidade participou também, da tradicional procissão do Senhor Morto, ao redor da Praça Marechal Floriano.

“Essa semana retoma vários ensinamentos de Jesus. E os textos que guiam as celebrações não são para simplesmente estudar história. São, sim, para se fazer presente na vida de Cristo – o que, de fato, interfere no nosso modo de viver agora. O Evangelho não é apenas uma informação, mas nos faz viver e ser de uma certa maneira”, ressaltou e acrescentou que o ensinamento de Jesus sobre o seguir apresenta um novo sentido para a cruz. “Seguir os passos de Cristo é, junto com Ele, fazer a cruz ter um novo sentido por causa daquele que lá morreu e da maneira que morreu. Isso prova que esse Deus tem o poder de transformar mesmo as coisas mais bárbaras”, complementou.

O arcebispo destacou, ainda, que a missão do cristão que segue os passos de Jesus é, assim como Ele, valorizar e priorizar a vida. “Quando caminhamos do modo que Ele caminhou, conseguimos gerar vida. E a nossa missão é justamente essa: dar seguimento ao ensinamento do Senhor”, concluiu.

Programação
A programação da Semana Santa segue neste sábado, dia 20, às 19h, onde a comunidade vai celebrar a Vigília Pascal com a bênção do fogo e da água. No domingo, as missas acontecem às 7h30, às 9h, às 10h30, às 18h e às 20h.


Texto: Sammara Garbelotto (Assessoria Arquidiocese de Passo Fundo)

Foto: João Victor Lopes (Planalto News)

Leia Também Padre Ivo Barth recebe homenagem pelos 50 anos de sacerdócio Projeto Igrejas Solidárias Brasil-Moçambique é destaque na Planalto News Itepa sedia nesta quinta encontro comemorativo aos 25 anos do Projeto Igrejas Solidárias Definida a programação da 39ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida