Instagram estuda deixar invisível a quantidade de 'likes' nas fotos

Compartilhe
(Reprodução)   (Reprodução) 
De acordo com o The Verge, o Instagram examinou a possibilidade de esconder a contagem de 'likes' nas fotos, para que o público não pudesse ver quantas pessoas curtiram cada postagem individualmente. Segundo a caçadora de códigos Jane Wong, que descobriu a existência dessa ferramenta inédita, a rede social pensou em testá-lo para que seus "seguidores focassem no conteúdo do que eles compartilham, não em quantos likes suas postagens alcançam”. Apenas o usuário que publicou a foto poderia ter acesso a esse número.

O Instagram garante não ter testado o recurso. Em depoimento ao The Verge, um porta-voz da rede social de fotografias afirma: “Não estamos testando isso no momento, mas explorar maneiras de reduzir a pressão no Instagram é algo em que sempre estamos pensando”.

Poucos dias atrás, o Independent apontou uma recomendação do British Information Comissioner’s Office para que as plataformas sociais, como o Instagram e Snapchat, oferecessem a opção de desligar funções como as curtidas e os “streaks”. A agência quer banir estes recursos para proteger a segurança e privacidade dos usuários mais jovens dessas redes, uma vez que essas funcionalidades encorajam a pessoa a continuar postando.

Instagram is testing hiding like count from audiences,

as stated in the app: "We want your followers to focus on what you share, not how many likes your posts get" pic.twitter.com/MN7woHowVN

— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 18 de abril de 2019

Isso representaria uma mudança significativa no funcionamento do aplicativo. Likes, embora sejam desmoralizadores às vezes, incentivam pessoas a postar e a explorar conteúdos cada vez mais "apelativos". Isso, no entanto, também pode acarretar na postagem de material menos autêntico para arrecadar alguns likes – e não exatamente muito interessantes ou, digamos, ponderados.


*The Verge / Olhar Digital

Leia Também Termina hoje prazo para que clientes de celular pré-pago atualizem cadastro no RS Celulares pré-pagos com cadastros desatualizados serão bloqueados em 17 estados iPhone 11 vai custar entre R$ 5 mil e R$ 9,6 mil no Brasil WhatsApp irá funcionar em breve sem conexão com a internet