Prefeitura inicia instalação de câmeras de videomonitoramento

Compartilhe
Após a retirada da infraestrutura antiga de alguns postes, nesta quinta-feira (2) começou a instalação das primeiras das 87 câmeras de videomonitoramento que o município adquiriu, no maior investimento já feito pela Prefeitura de Passo Fundo em segurança pública. O primeiro ponto a contar com os equipamentos é a esquina da avenida Presidente Vargas com a rua Prestes Guimarães. 

Atualmente, existem 28 câmeras fornecidas pelo município em 28 locais da cidade. Com a aquisição, os equipamentos serão substituídos, além do acréscimo de cinco novos pontos que também irão receber a instalação. O investimento possibilitará um planejamento estratégico para a cobertura das ruas e avenidas, o que impacta diretamente no aumento da segurança. 

Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, “o processo acontece com a retirada de cabos, caixa metálica e câmeras antigas dos postes e a sucessiva instalação dos novos equipamentos”, explica. Ele ainda ressalta que a substituição das câmeras traz um ganho enorme em tecnologia. “As câmeras antigas já estão defasadas. Com os novos equipamentos teremos uma câmera giratória em 360 graus e outras duas fixas em cada local monitorado, mais os pontos de OCR na entrada do bairro José Alexandre Zachia, BR-285, trevo da Ricci e na entrada da região da grande Integração”, disse. As câmeras com OCR garantem a imagem e a leitura de placas de veículos, possibilitando aos órgãos de segurança pública constatar em tempo real a situação do veículo.

A instalação das novas câmeras para videomonitoramento será um grande auxílio para os órgãos de segurança pública, ao ajudar na elucidação de ocorrências investigadas pela Polícia Civil, com imagens que ficarão salvas no sistema por até 30 dias, além disso, as imagens também irão contribuir no serviço de prevenção realizado pela Brigada Militar, em tempo real. O principal ganho é que a comunidade terá 24 horas diárias de vigilância eletrônica por meio da sala de monitoramento da BM.

O Sistema de Videomonitoramento ficará sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon, e contará com espelhamento na Polícia Civil, onde foram instalados monitores na Delegacia de Furtos e Roubos (Defrec).

O investimento realizado pela Prefeitura de Passo Fundo com verba própria é de aproximadamente R$ 500 mil. 

(Fotos: Divulgação/PMPF)

Leia Também Utilidade pública: alterações no trânsito devido aos desfiles de 20 de Setembro Feira Regional de Economia Solidária e Biodiversidade ocorre em outubro Recolhimento do lixo não será efetuado na sexta-feira Semana da Juventude prossegue até domingo com intensa programação