Região de Passo Fundo teve sete casos confirmados de dengue

Compartilhe

O estado do Rio Grande do Sul teve o registro de 235 casos autóctones de dengue, conforme dados divulgados na última sexta-feira pela Secretaria de Saúde.  Além desses, foram confirmados outros 56 casos importados, totalizando 291 casos confirmados da doença no estado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Passo Fundo, em informação transmitida à Rádio Planalto News FM 92.1, a nossa região teve 7 casos positivos de dengue. Os últimos casos foram registrados em Getúlio Vargas e Marau.

No tocante a Passo Fundo, até o momento em 2019 houve a confirmação de um caso da doença. Esse foi importado do estado do Mato Grosso. Além disso, foram registradas também várias notificações de casos suspeitos, o que requer os cuidados por parte da população.

A área de Vigilância Epidemiológica de Passo Fundo compreende 62 municípios.

A dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

Ouça o áudio da entrevista com Ivânia Silvestrin, chefe de Vigilância Ambiental em Saúde, durante o Comando Popular com Patric Cavalcanti:

  • Casos de Dengue | REGIÃO

Leia Também Setembro Amarelo: professora da Psicologia da Anhanguera destaca a importância de cuidar da saúde mental Hospital Municipal com inscrições para processo seletivo para contratação de médicos Casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul Novo aparelho vai possibilitar diagnóstico de cargas virais em até 2h