Região de Passo Fundo teve sete casos confirmados de dengue

Compartilhe

O estado do Rio Grande do Sul teve o registro de 235 casos autóctones de dengue, conforme dados divulgados na última sexta-feira pela Secretaria de Saúde.  Além desses, foram confirmados outros 56 casos importados, totalizando 291 casos confirmados da doença no estado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Passo Fundo, em informação transmitida à Rádio Planalto News FM 92.1, a nossa região teve 7 casos positivos de dengue. Os últimos casos foram registrados em Getúlio Vargas e Marau.

No tocante a Passo Fundo, até o momento em 2019 houve a confirmação de um caso da doença. Esse foi importado do estado do Mato Grosso. Além disso, foram registradas também várias notificações de casos suspeitos, o que requer os cuidados por parte da população.

A área de Vigilância Epidemiológica de Passo Fundo compreende 62 municípios.

A dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

Ouça o áudio da entrevista com Ivânia Silvestrin, chefe de Vigilância Ambiental em Saúde, durante o Comando Popular com Patric Cavalcanti:

  • Casos de Dengue | REGIÃO

Leia Também Samu com nova sede no centro de Passo Fundo Escola HC realiza processo seletivo nesta sexta-feira Estudo aponta aumento de câncer em população de 20 a 49 anos Censo vacinal da febre amarela prossegue no interior de Passo Fundo