Escola Arlindo de Souza Mattos recebe duzentos livros do Gabinete da Leitura

Compartilhe

Ler amplia o vocabulário, aguça o senso crítico e expande o conhecimento de mundo das nossas crianças. É por isso que o Gabinete da Leitura, projeto de resolução lançado pelo vereador Leandro Rosso (PRB), promove ações de arrecadação e doação de livros às escolas municipais. Na manhã da última sexta-feira (10), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arlindo de Souza Mattos recebeu a maior doação já feita, 200 livros.

Com sua nova sede inaugurada há cinco anos, a Emef Arlindo de Souza Mattos, localizada na Vila Mattos, atende mais de 170 alunos do 1º ao 9º ano e não contava com um espaço para a biblioteca. Em uma ação da nova direção da escola, foi feito o Espaço da Leitura, em um cantinho ao lado da escada, para melhor receber os alunos. “É fundamental que a escola propicie o contato dos alunos com o livro. Nós tínhamos alguns livros bem surrados em sala de aula e não contávamos com um ambiente onde as crianças pudessem manusear eles”, destacou a diretora Adriana Iarcheski Vanin, esclarecendo que a biblioteca foi esperada por todos há muito tempo. “Nós sonhávamos muito com esse espaço e, é uma alegria inaugurar ele hoje”.

Segundo a Adriana, duzentos livros, é um livro para cada aluno da escola e ainda sobra. “Duzentos livros são fundamentais e vão fazer a diferença na nossa escola. É muito importante esse projeto do Gabinete da Leitura. E eu espero que mais pessoas participem e colaborem, porque a gente lê o livro e depois deixa ele lá guardado, pra que? Então compra o livro, lê e doa, para que outras pessoas consigam aproveitar também”, concluiu a diretora.

Com essa 11ª edição, o Gabinete da Leitura chega aos 1.200 livros entregues e mais de 2.100 alunos da rede municipal de educação beneficiados. Segundo o vereador Leandro, a ação tem ganhado força e muitas pessoas têm participado. “Temos muitas mãos envolvidas para que o Gabinete da Leitura aconteça. Vamos continuar arrecadando livros e destinando eles às escolas municipais, nossos alunos merecem uma maior variedade de livros em suas bibliotecas” apontou Rosso.

A Secretaria de Educação (SDE) tem sido parceira da ação segundo vereador. “O apoio da SME tem sido fundamental, ele tem desenvolvido prateleiras e nichos para receber os livros nas escolas. O Gabinete da Leitura se torna cada vez maior com o contribuição da secretaria e  da comunidade”, frisou Rosso.

A viagem ao mundo do conhecimento vai permitir às nossas crianças que um leque de oportunidades se abra em suas vidas, por isso, Leandro fez um desafio aos alunos da Emef Arlindo de Souza Mattos. O aluno que ler mais livros e obtiver o melhor desempenho durante esse ano, vai ganhar um livro de presente, de sua própria escolha. “Eles precisam pensar no futuro, em como se preparar para o mundo e a educação proporciona esse preparo. O desafio vai incentivar eles”, concluiu o vereador.  

O evento contou com a presença do escritor Pablo Moreno, que será o Patrono da próxima Feira do Livro de Passo Fundo, o prefeito em exercício, João Pedro Nunes, o secretário de educação Edemilson Brandão, o vereador Ronaldo Rosa (SD), professores, pais da comunidades e alunos.



Leia Também Mais de 500 alunos continuam sem aulas após interdição da Escola Mário Quintana Estado fará contratação emergencial de professores Lançada Campanha de Matrículas 2020 do Colégio Bom Conselho Após campanha nas redes sociais e vídeo na Planalto News, alunos comemoram permanência de professora