É 13 de maio: data para saudar a padroeira Nossa Senhora de Fátima

Compartilhe

Neste dia 13 de maio, segunda-feira, celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima. A padroeira tem o seu nome em uma paróquia de Passo Fundo e em várias capelas da região da Arquidiocese de Passo Fundo.

A data é marcada por uma celebração especial na cidade. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 19h30, haverá a Missa da Novena Perpétua em honra à Santa.  Haverá a reza do terço às 18h45 em frente ao oratório e também bênção das imagens de Nossa Senhora, com homenagem pelo dia das mães, segundo o padre Darcy de Carly.

A comemoração faz retornar a reflexão para o acontecimento de maio de 1917. O Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento. E foi a partir daí que começa a história de Nossa Senhora de Fátima.

Oito dias após a convocação do Papa, em resposta as orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.

Por volta de meio-dia eles brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles e rapidamente voltaram para o campo e foi quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos.



---

Foto: João Victor Lopes (Planalto News)

Leia Também Definidas atividades para Mês Missionário Extraordinário na Arquidiocese de Passo Fundo Inaugurado em Passo Fundo o Edifício Dom Ercílio Preparativos intensificados para a Romaria de São Miguel Área pastoral de Passo Fundo conhece proposta do sínodo da Amazônia