Ampliação da Unidade de Emergência do HC qualificará atendimento do serviço

Compartilhe

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo realizou na tarde de sexta-feira (10/05) o Ato Solene de Lançamento da Pedra Fundamental da obra de reforma e ampliação da Unidade de Emergências Médicas da instituição. Participaram da solenidade autoridades, Amigos Beneméritos HC e direção médica e administrativa.

O presidente do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dionisio Balvedi salientou durante o evento a identificação comunitária do Hospital de Clínicas que, como primeira instituição médico-hospitalar de Passo Fundo foi idealizada para atender às necessidades da comunidade, que precisava se deslocar grandes distâncias para receber atendimentos em saúde. “O HC recebe pacientes de mais de 400 municípios do Rio Grande Sul, Santa Catarina e também do Paraná, que confiam na instituição para a resolução de seus problemas de saúde. É em prol de corresponder à confiança de todas estas pessoas que buscamos a evolução constante, sempre alinhados às mais recentes novidades terapêuticas e tecnológicas, sem esquecer em nossas ações a humanização característica do atendimento no HC, que nos diferencia e nos coloca à frente na lembrança de cada profissional, paciente ou familiar que passa por aqui.” pontuou.

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho representou o Governo Estadual durante a solenidade. “Ao mesmo tempo em que vocês acreditam que gestão de recurso público merece transparência, merece responsabilidade, merece sim a obrigação de fazer com que o objetivo proposto seja cumprido. Então, vim aqui representar estes agentes políticos que muitos de vocês tem relações pessoais, de trabalho, tem relações que merecem ser louvadas e com certeza vão ser reconhecidas por nós, agentes políticos, nesse objetivo e em outros que irão surgir.” evidenciou.

 

Amigos Beneméritos HC

Após o descerramento da Pedra Fundamental da obra de reforma e ampliação da Unidade de Emergências Médicas, como forma de perpetuar as lembranças que marcaram o caminho percorrido até o início da obra, cada Amigo Benemérito HC foi convidado a escrever uma mensagem, depositada em uma cápsula do tempo juntamente com as informações atuais e sobre o projeto da nova unidade.

A cápsula será aberta em 2030 para que esta trajetória seja resgatada. A programação da data encerrou com uma homenagem aos Amigos Beneméritos HC, realizada no Clube Comercial, por sua decisiva contribuição para a viabilização do projeto. “Aquilo que hoje é uma pequena semente se transformará em uma árvore frondosa e que seja acolhedora para muitos que necessitam” destacou durante a solenidade o membro do Conselho Empresarial do HC, Dr. Milton Roos.

A contribuição dos Amigos Beneméritos HC, constituído por pessoas e empresas passo-fundenses e da região, tornou possível o início da execução da obra de reforma e ampliação. “A marca destas generosas ações fica registrada no legado desta instituição e na memória de todos que podem usufruir das melhorias conquistadas ao longo dos cento e quatro anos de história do HC. Eternizamos aqui os nobres ideais de pessoas comprometidas com o bem social e desenvolvimento de toda a comunidade”. salientou o presidente do HC, Dionisio Balvedi.

O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, representando o poder executivo municipal, ressaltou o contexto integrativo da cidade, que solidifica Passo Fundo como polo em diversas áreas. “Temos a certeza de que cada vez mais Passo Fundo é uma cidade acolhedora e é uma terra de oportunidades. Passo Fundo não tem espaço no individualismo, tem espaço para a solidariedade, para a fraternidade, aqui o grande exemplo dos Amigos Beneméritos que entenderam esta grande mensagem”.


Ampliação e qualificação do atendimento de urgências e emergências

O projeto da nova Unidade de Emergência do Hospital de Clínicas possibilitará a otimização das condições estruturais para o atendimento prestados pelas equipes médicas e de enfermagem da instituição. Com a ampliação da área física prevista para 2.183m², será possível o aumento do número de leitos para atendimentos de emergência, de 3 para 12 leitos, a implementação de três leitos destinados a emergências pediátricas, a ampliação da estrutura para atendimento especializado na Unidade de AVC e Dor Torácica, de 5 para 8 leitos, além de qualificar todo o atendimento prestado pelas equipes médicas e de enfermagem da instituição à comunidade da região. 

A execução deste projeto inicia a partir da terça-feira (14/05). Esta transformação física trará melhorias impactantes e resultados significativos para o atendimento de toda a população que utiliza os serviços do Hospital de Clínicas.

 

Fotos: Alex Borgmann



Leia Também Censo vacinal da febre amarela prossegue no interior de Passo Fundo Avanço das obras do Hospital Municipal deve mudar rotina do estacionamento Desinsetização prossegue nas unidades de saúde RS registra 15 mortes atribuídas à gripe; óbito recente foi registrado em Passo Fundo