Marcio Patussi sugere criação do Programa “Lixo Zero” em Passo Fundo

Compartilhe
O vereador Marcio Patussi (PDT) enviou nesta segunda-feira (13) ao Executivo Municipal, uma indicação para que seja criado no Município o Programa “Lixo Zero”. A ação tem como objetivo provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos na sociedade com relação aos cuidados com o lixo. 

O programa funciona auxiliando na promoção efetiva de separação e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), garantindo a viabilização pela economia circular, a preservação ambiental e a redução do volume dos resíduos enviados à destinação final. A separação do lixo em casa, no trabalho, na escola, permitirá o máximo aproveitamento e correta destinação dos orgânicos e recicláveis.  

O vereador destaca a importância de reduzir o envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração, e que, através do programa, poderão ser controlados e minimizados os impactos ao meio ambiente.  O projeto ainda contempla áreas como desenvolvimento econômico, criação de novos negócios e a capilaridade na geração de emprego e renda.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o Brasil gerou 78,3 milhões de toneladas de lixo. Dados de 2016 mostraram que 3.326 municípios brasileiros destinaram seus resíduos sólidos para locais impróprios.

Leia Também Concluídas obras da parte elétrica dos museus Atividades do Maio Amarelo prosseguem em Passo Fundo Passo Fundo se integra neste sábado ao Dia Nacional da Adoção Freio de Ouro com intensa programação em Passo Fundo