Marcio Patussi sugere criação do Programa “Lixo Zero” em Passo Fundo

Compartilhe
O vereador Marcio Patussi (PDT) enviou nesta segunda-feira (13) ao Executivo Municipal, uma indicação para que seja criado no Município o Programa “Lixo Zero”. A ação tem como objetivo provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos na sociedade com relação aos cuidados com o lixo. 

O programa funciona auxiliando na promoção efetiva de separação e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), garantindo a viabilização pela economia circular, a preservação ambiental e a redução do volume dos resíduos enviados à destinação final. A separação do lixo em casa, no trabalho, na escola, permitirá o máximo aproveitamento e correta destinação dos orgânicos e recicláveis.  

O vereador destaca a importância de reduzir o envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração, e que, através do programa, poderão ser controlados e minimizados os impactos ao meio ambiente.  O projeto ainda contempla áreas como desenvolvimento econômico, criação de novos negócios e a capilaridade na geração de emprego e renda.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o Brasil gerou 78,3 milhões de toneladas de lixo. Dados de 2016 mostraram que 3.326 municípios brasileiros destinaram seus resíduos sólidos para locais impróprios.

Leia Também Cassiano Bandeira anuncia ações à frente da coordenação da FGTAS/Sine Leão XIII realiza hoje pedágio de natal DATI conta com 3.128 idosos e busca alcançar mais integrantes em Passo Fundo Divulgado o calendário de pagamento de ISSQN e IPTU de 2020 em Passo Fundo