Autorizada a segunda fase da obra de drenagem no bairro Zachia

Compartilhe



O bairro José Alexandre Zachia receberá mais investimentos e obras em sua estrutura para sanar problemas de enchentes, entupimentos e melhorar escoamento da água da chuva. Na manhã dessa quinta-feira (23) o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, autorizou a abertura do edital da licitação da segunda fase de obras de drenagem pluvial (canalização), complementando obras já finalizadas pela Prefeitura em 2018.


“Mais uma etapa de obras no bairro José Alexandre Zachia deve inciar. Dessa vez, concentrando na drenagem pluvial, com novas tubulações e bocas de lobo. Na primeira fase, além da drenagem, tivemos obras de urbanização na avenida principal, com novas calçadas, iluminação e sinalização. Temos investido bastante no bairro Zachia e buscado fazer o necessário para tornar a vida das pessoas melhor”, exaltou Luciano.


O bairro Zachia atualmente é atendido por rede de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica em quase sua totalidade das ruas, mas os grandes volumes de chuva ao longo dos anos ocasionaram sérios problemas de alagamentos. A Prefeitura realizou obras em uma primeira fase nas ruas Francisco Dal Conte, Argemiro Ferreira, Alcides Teixeira, Stela Rezende, Luiza Taufer Topolsky, Manoel Borges e Pantaleão Bolner, com serviço de colocação de novos tubos, maiores em diâmetro para captar mais água da chuva e limpeza e desobstrução da rede existente.


Nessa segunda fase, o projeto prevê a captação e transporte da água oriunda das chuvas até um deságue final superficial ou subterrâneo, com instalação de meios-fios, tubulações e bocas de lobo. As ruas que serão beneficiadas com serviço de drenagem são: Maria Rocha, campo da Maria Rocha, Gaspar Egon Stangler, Hugo Antônio Busato, Manoel Borges e Pantaleão Bolner (complemento da primeira fase). Além da canalização, será feito revestimento do córrego e talúde, próximo à saída da drenagem da Rua Gaspar Egon Stangler, para evitar desmoronamento e entupimentos, aumentando a capacidade de escoamento superficial.

Investimentos da Prefeitura no Zachia
O bairro Zachia já recebeu muitos outros avanços como o novo ginásio de esportes, a Casa de Atenção à Mulher Vítima de Violência, o muro da escola Guaracy Barroso Marinho, asfalto em diversas quadras e a primeira etapa das obras de drenagem pluvial e urbanização da avenida principal e recentemente a EMEI Margarida. 

(Foto: Arquivo)

Leia Também Servidor da Câmara recebe Prêmio Mérito em Administração Utilidade pública: alterações no trânsito devido aos desfiles de 20 de Setembro Feira Regional de Economia Solidária e Biodiversidade ocorre em outubro Recolhimento do lixo não será efetuado na sexta-feira