Escolhidos os homenageados da Feira do Livro em 2019

Compartilhe


As páginas em branco da 33ª Feira do Livro ganham seus primeiros traços. Neste ano, o Patrono da Feira do Livro será o escritor de literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, Pablo Morenno; já o “Amigo do Livro”, o Hospital Beneficente Dr. César Santos (Hospital Municipal); Marta Borges foi escolhida para ser homenageada como “Educadora Emérita”; e a “Homenagem Póstuma” será para Francisco Antonino Xavier e Oliveira. Vários setores e seguimentos estão unidos para deixar a Feira do Livro de 2019 mais lúdica, atrativa e acolhedora, com uma programação variada e totalmente gratuita.


Patrono

Editor e escritor de literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, Pablo Morenno é também palestrante, ministrou oficinas e conta com 12 livros publicados. Natural de Belmonte/SC, Morenno é poeta e cronista e conquistou vários prêmios. Após receber dezenas de homenagens, sendo mais de 20 patronatos de Feiras do Livro por todo Estado e também em Santa Catarina, é a vez de Pablo Morenno ser homenageado em Passo Fundo. “Para a ALPF, é uma honra poder contar com o nome de Pablo Morenno no hall de Patronos da Feira do Livro de Passo Fundo. Um renomado escritor que está sempre presente no evento”, destaca Silvana Rovani, coordenadora da Feira do Livro.

 

Amigo do Livro

O Hospital Beneficente Dr. César Santos (HBCS), conhecido popularmente como Hospital Municipal, atende diariamente pacientes de Passo Fundo e da região, primando sempre pelo melhor atendimento. Atualmente, o HBCS conta com trinta e cinco leitos e um posto de enfermagem destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde. O atendimento à população iniciou no dia 02 de maio de 1960, e, ao longo dos anos, a instituição segue em constante superação e modernização. Atualmente tem como Diretor Geral, Roger Teixeira Borges.

 

Educadora Emérita

A homenageada como Educadora Emérita, Marta Borges, é professora da rede estadual de ensino há quase 30 anos. Durante sua trajetória profissional, participou e participa de diversas ações em prol dos mais carentes. Porto-alegrense de nascimento, veio ainda muito criança para Passo Fundo com seus pais e irmãos, e desde então, dedica-se a fazer o bem ao próximo. Atualmente, Marta é diretora do NEEJA Julieta Villamil Balestro, junto ao Presídio Regional de Passo Fundo e dedica-se ainda, como voluntária, a outras atividades como sua participação na Associação de Apoio a Estudantes de Passo Fundo (ADAE) - entidade que, há mais de trinta anos apoia estudantes universitários com bolsas de estudos da Alemanha, através da Studienförderung e na Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII, onde atuou por 25 anos.

 

Homenagem Póstuma

Advogado, jornalista, político e historiador, Francisco Antonino Xavier e Oliveira nasceu na Fazenda Três Capões, no dia 5 de setembro de 1876. Foi mentor e líder da fundação do Hospital de Caridade em 1914, hoje Hospital de Clínicas. Por suas contribuições como autor de várias obras sobre a cidade e a região, é considerado o precursor da historiografia passo-fundense. Nomeado prefeito municipal em 1945, exerceu o cargo de 21 de dezembro daquele ano a 19 de fevereiro de 1946. É Presidente de Honra do Instituto Histórico de Passo Fundo. Francisco Antonino Xavier e Oliveira faleceu no dia 10 de julho de 1959, aos 83 anos.

 

Foto: Divulgação

Leia Também Coxilha recebe peça teatral infantil "Do Campo à Mesa" Abertura do Música na Praça acontece no próximo domingo Há 100 anos, nascia Gildo de Freitas Senac Passo Fundo realiza palestra com a blogueira Alice Salazar