Merendeiras das escolas de Passo Fundo recebem capacitação

Compartilhe
Uma das figuras mais queridas no ambiente escolar, as merendeiras são profissionais que cuidam diariamente da alimentação dos alunos. Em busca de integrar e atualizar conhecimentos, aconteceu o 1º Encontro de Capacitação das Cozinheiras/Merendeiras das Escolas Municipais, Estaduais, Filantrópicas e Assistência Social. 

Com organização da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, elas foram recebidas na Escola Estadual de Educação Profissional João de Cesaro, no bairro Vera Cruz, onde a formação iniciou na quinta-feira (23) e seguiu até esta sexta-feira (24), nos turnos da manhã e tarde. No total, mais de 100 merendeiras passaram pela formação. Segundo a coordenadora municipal de Alimentação Escolar, Kely Szymanski, a capacitação traz um momento de reinvenção, encontro e compartilhamento. 

Para a merendeira da Escola Municipal de Educação Infantil Margarida, Zeloir dos Santos, a capacitação é acolhedora. “Já participei outras vezes e essa iniciativa é sempre boa, pois acolhe todas as merendeiras. As novas receitas que aprendemos para o dia a dia são bem recebidas pelas crianças, que também gostam de algo diferente. Tudo o que vem da agricultura familiar é bem recebido e adaptamos em receitas na escola. Hoje é um momento de troca importante”, destaca ela. 

Já a merendeira Vera Pedroso, da Escola Estadual Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini, ressalta a inclusão das escolas estaduais na capacitação. “Estou achando maravilhosa essa capacitação. Ter a prática aqui ajuda na integração das colegas e troca de experiências. Faz 27 anos que sou merendeira e sempre quero melhorar cada vez mais. Na escola somos importantes para as crianças e os adolescentes”, comenta Vera. 

Cinco receitas foram escolhidas para o encontro: omelete, minipizza, bolo integral de maçã, bolo de salsa e yakissoba. As receitas são das merendeiras que participaram do Troféu Merenda Chef 2018, e que também executam as receitas com as colegas e apoio de extensionistas da Emater. 

Os encontros vem ocorrendo desde 2014 e tem como objetivo aproximar os profissionais da área da alimentação escolar dos conhecimentos sobre alimentos, técnicas culinárias, nutrientes, formas de preparo dos alimentos e sua higiene.

A iniciativa também conta com o apoio da Emater Municipal e Regional, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA) e 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). 

Novos encontros e concurso culinário
Um segundo encontro está previsto para acontecer no mês de junho, No segundo semestre terá o lançamento do Concurso de Preparações Culinárias – Troféu Merenda Chef 2019. 

Leia Também Mais de 500 alunos continuam sem aulas após interdição da Escola Mário Quintana Estado fará contratação emergencial de professores Lançada Campanha de Matrículas 2020 do Colégio Bom Conselho Após campanha nas redes sociais e vídeo na Planalto News, alunos comemoram permanência de professora