Concluídas obras da parte elétrica dos museus

Compartilhe

As obras de recuperação do prédio que abriga o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MARVS) e Museu Histórico Regional (MHR) avançam com a substituição de toda a parte elétrica do prédio. Após a conclusão dos serviços no segundo piso, a equipe inicia as intervenções no térreo. 

Segundo a arquiteta da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Passo Fundo, Marielen Colpani, “a rede externa, que era a mais crítica, já foi reformada com a troca dos componentes danificados: foram trocadas as cruzetas e chaves. O segundo andar também está concluído com as eletrocalhas substituídas e novas luminárias específicas para iluminação de museu. Além disso, um novo caminho de alimentação de energia foi feito”, destaca. 

O prédio onde estão o MAVRS e o MHR está localizado na avenida Brasil, antiga rua do Comércio. A edificação, que foi sede da Intendência Municipal foi tombado como patrimônio histórico em 1990. A construção ocorreu entre os anos de 1909 e 1911, quando então foi inaugurado, durante a administração do coronel Gervásio Lucas Annes.

Investimentos nos prédios históricos
A primeira grande intervenção foi no prédio do Teatro Municipal Múcio de Castro. Depois, melhorias na Academia Passo-Fundense de Letras e recuperação de todo o entorno do Espaço Cultural. Os museus já receberam obras de reforma no telhado e correção de infiltrações, além de pintura, iluminação externa e nova marquise. As edificações dos prédios, até 2013, não possuíam Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Sendo assim, a Prefeitura começou a executar o plano em todos os locais. Também foram instalados extintores de incêndio, placas de saída de emergência e sinalização completa.

(Foto: Divulgação)

Leia Também Servidor da Câmara recebe Prêmio Mérito em Administração Utilidade pública: alterações no trânsito devido aos desfiles de 20 de Setembro Feira Regional de Economia Solidária e Biodiversidade ocorre em outubro Recolhimento do lixo não será efetuado na sexta-feira