Paróquia de Casca acolhe no domingo a missa em ação de graças pelos 50 anos da Rádio Planalto

Compartilhe
Será celebrada no próximo domingo, 02 de junho, a terceira missa em ação de graças na área da Arquidiocese de Passo Fundo pelos 50 anos de fundação da Rádio Planalto, que são comemorados em 2019.  A celebração terá sua realização na matriz da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Casca, a partir das 9 horas.

A missa no próximo domingo será presidida pelo padre Dalci Debastiani, contando com a transmissão ao vivo da Rádio Planalto News (FM 92.1). Os colaboradores da Fundação Cultural Planalto estarão presentes.  

As duas primeiras celebrações alusivas ao jubileu da emissora ocorreram na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, e na capela Senhor Bom Jesus em Guaporé.

A Paróquia São Luiz Gonzaga, de Casca, é uma das mais belas do interior do Rio Grande do Sul. Seu pároco é o padre Luiz Signor.  A iniciativa de construção da capela deu-se em 1893, a fim de acolher os encontros dos fins de semana e orações comunitárias.
 
No dia 10 de abril de 1907, com a criação do Curato, um sacerdote passou a dar assistência espiritual aos habitantes, fixando residência no Povoado.No ano seguinte em 1908 o Povoado recebe a visita de um Bispo, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. A comunidade estava vinculada à Matriz Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo, sob direção dos Padres Palotinos.Dom Cláudio determinou que o Padre Agostinho Zaraza fixasse residência no Povoado. Em 31 de março de 1921, o Curato passou a categoria de Paróquia. No dia 12 de abril de 1921 foi empossado o Pe. Aneto Bogni, da Congregação Carlista, como o Primeiro vigário deste povoado, Pe. Aneto permaneceu nesta Paróquia até 20 de novembro de 1937.Alguns meses depois da transformação do Curato em Paróquia, o povo sentiu que era indispensável a construção de um novo templo.Em forma de Mutirão os pedreiros e o povo cavaram valas no lugar escolhido.

No mês de novembro de 1924 a comunidade católica da cidade, liderada pelo Pe. Aneto Bogni , italiano da cidade de Lombardore, contratou a empresa Ghiringhelli Cia Zanin de Porto Alegre para fazer a armação e amarração da escultura externa e interna da nova Igreja de São Luiz.  O povo colaborou cavando as valas. Em 60 dias o alicerce foi concluído. A 1º de maio de 1925 foi lançada a pedra fundamental. A Empresa do Sr. João De Césaro de Passo Fundo venceu a concorrência para a construção da igreja.  A areia usada na obra era retirada do Rio São Domingos sendo transportada por carroças dos colonos da comunidade.

A Igreja Matriz foi inaugurada em 14 de abril de 1929, com a presença em torno de 4.000 pessoas.  Ainda hoje o templo em forma de nave, por seu estilo Gótico, pela beleza de suas linhas e pela riqueza de detalhes perfeitos, continua sendo um verdadeiro cartão de visitas de Casca sendo considerada uma das mais belas Igrejas do Rio Grande do Sul.


Foto: Divulgação

Leia Também Faleceu o pai do padre Ludgero Mafra Tempo de acolhida, proteção e promoção dos migrantes em Passo Fundo É 24 de junho: dia de São João Batista Papa Francisco anuncia o tema da JMJ 2022