Câmara de Mato Castelhano entrega o troféu Mulher Cidadã

Compartilhe

O Poder Legislativo de Mato Castelhano realizou, sessão solene para a entrega do troféu Mulher Cidadã a Senhora Adi Salete Rocha da Rosa. A indicação do nome foi feita pela Secretaria Municipal da Educação à Mesa Diretora, a qual a aprovou por unanimidade.
Dona Adi, fez frente a vários movimentos, foi líder comunitária, integrou a equipe dos agentes de saúde do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, trabalhou como voluntária na Escola Frei Francisco Lisboa, pertencente à comunidade de Rincão dos Lopes, foi escolhida para participar de comissão que reivindicava os direitos das mulheres agricultoras, realizando várias viagens a Porto Alegre e Brasília a fim de participar de reuniões e manifestações em prol da classe. Das conquistas, podem ser citados o auxílio à maternidade e à aposentadoria para as agricultoras. Ainda, uma das primeiras mulheres a ser sócia no Sicredi, participou do conselho fiscal da instituição. 
Lutou também pela emancipação de Mato Castelhano. Vereadora por doze anos, sendo dois mandatos como titular e um como suplente, tornou-se a primeira mulher eleita vereadora no Município e também a primeira mulher presidente do Legislativo. É uma pessoa carismática, solidária, participativa, líder e atuante na comunidade.
Estiveram presentes autoridades municipais, familiares e amigos da homenageada. Na ocasião fizeram uso da palavra a neta da homenageada Thaís da Rosa Nascimento, a vereadora Fabiana Andrade da Silva, o vereador Rogério França, a secretária da educação, Carla Salvático, o prefeito Jorge Luiz Agazzi, a presidente do Legislativo, Roberta de Souza Albuquerque e, por fim, a homenageada, Sra. Adi Salete da Rosa.
A secretária municipal da Educação disse que se sentia honrada em prestigiar a entrega do Troféu a uma mulher simples, esposa exemplar, mãe dedicada e avó carinhosa. Ainda, mencionou que a Sra. Adi teve e tem participação ativa na comunidade, sempre participando e colaborando de forma gratuita na luta por uma sociedade mais justa e humana.
A presidente da Casa afirmou que uma qualidade que engradece a homenageada é a sua coragem, pois em tempos difíceis liderou a representatividade feminina na política de Mato Castelhano. Isso demonstra a sua força e garra e, com certeza, encorajou outras mulheres a buscarem seu espaço na sociedade.
O Prefeito Municipal comentou que teve a oportunidade de trabalhar junto com a Sra. Adi no Legislativo municipal, na época defendiam lados opostos, mas sempre houve respeito entre ambos e fora da Casa Legislativa havia relação de cordialidade. Ainda, referiu que quando a secretaria da educação apresentou a indicação do nome, de pronto houve a sua aceitação.
Por fim, a agraciada disse que muitas vezes ajudou a escolher uma mulher para homenagear, e quando ela foi indicada, ficou muito surpresa e grata. Agradeceu a Deus pela sua saúde e pelo dom de ser a pessoa que é.

Leia Também Preso em regime aberto, senador vai passar férias no Caribe Bolsonaro revoga decreto de armas e publica novas regras Há 15 anos, morria Leonel Brizola Rufa presta reconhecimento à entidade de ornitologia de Passo Fundo