Saiba quais são os casos que continuam sendo atendidos pelo setor de emergência do HSVP

Compartilhe

Assusto esteve em pauta na Planalto News FM 92.1

O comunicador Patric Cavalcanti conversou no Comando Popular desta quarta-feira (29) com a dra. Luciana Renner, chefe da Emergência do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

O hospital comunicou no dia 20 deste mês que o setor de emergência está fechado para consultas, devido à superlotação da unidade.

A Direção Técnica e os médicos plantonistas da emergência suspenderam o atendimento de consultas neste setor, por prazo indeterminado.

Permanece o atendimento para os casos de urgências e emergências médicas, como acidentes de trânsito, infartos, politraumas, acidente vascular cerebral.

Durante a entrevista, a chefe da Emergência falou sobre os motivos que causam essa superlotação. “É uma cultura que nós temos em Passo Fundo. O primeiro lugar que as pessoas vão é a emergência, quando o fluxo deveria ser o contrário. As emergências elas servem para atender realmente emergências, casos ameaçadores de vida.’’ ressaltou a dra. Luciana sobre casos em que o paciente não necessita de atendimento imediato, mas, aguarda neste setor.

“A emergência é o ponto final. O ponto inicial para os problemas são as Unidades Básicas de Saúde, os CAIS e o Pronto Atendimento Municipal. Casos com gravidade, com risco de vida serão então encaminhados destes locais para as emergências’’ explica.

Diferença entre emergência e urgência

A principal diferença entre esses dois estados é que uma emergência apresenta ameaça imediata para o bem-estar, enquanto a urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.

Na emergência, o aparecimento é súbito e imprevisto, exigindo solução imediata, e na urgência não, porém a solução deve ser em curto prazo.

Ouça o áudio de entrevista:

  • Emergência - HSVP

Leia Também Hospital Municipal: com avanço das obras na entrada principal, comunidade deve usar acessos alternativos Prefeitura chama novos médicos para atuar no Hospital Municipal HSVP: Unidade Uruguai recebe premiação da 3M do Brasil HSVP participa da 2ª Mateada da Leão XIII